CONSUMO, LOGO SOU FELIZ (?): a relação entre consumo e felicidade no filme 'OS DELÍRIOS DE CONSUMO DE BECKY BLOOM'

Autores/as

Palabras clave:

Consumo. Consumo simbólico. Significado. Felicidade.

Resumen

RESUMO:  A prática do consumo ocupa um lugar central na contemporaneidade. Atualmente, os indivíduos realizam suas compras não levando em conta apenas os aspectos funcionais dos bens, mas os significados que o ato do consumo simbólico carrega. Assim, o consumo mostra-se indispensável para a compreensão do cenário contemporâneo, de modo que possibilita uma profunda reflexão sobre a felicidade que a aquisição desses bens proporciona nos indivíduos. A partir dessas reflexões, o presente artigo objetiva analisar a relação entre consumo e felicidade no longa-metragem Os Delírios de consumo de Becky Bloom (2009). Para tanto, utilizará autores que versam de forma relevante sobre o referido tema como Featherstone (1995), Douglas e Isherwood (2004) e Bauman (2008).

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Biografía del autor/a

Rondinele Aparecido Ribeiro, UNESP-ASSIS

Mestre em Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-ASSIS).

Larissa Ribeirete Cavazzana Pimentel, UNOPAR-PR

Especialista em Gestão de Pessoas pela UNOPAR (área de conhecimento Ciências Sociais, Negócios e Direito).

Citas

BAUDRILLARD, Jean. A Sociedade de Consumo. Lisboa: Edições 70, 1995.

BAUMAN, Zigmunt. Vida para Consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.

BAUMAN, Zigmunt. Capitalismo Parasitário. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010.

DOUGLAS, Mary; ISHERWOOD, Baron de. O Mundo dos Bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2004.

FEATHERSTONE, Mike. Cultura de Consumo e Pós-Modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1995.

HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: o breve século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

ROCHA, Everardo. Totem e consumo: um estudo antropológico de anúncios publicitários. Revista Alceu: comunicação, cultura e política, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 18-37, jul./dez. 2000. Disponível em: http://revistaalceu-acervo.com.puc-rio.br/media/alceu_n1_Everardo.pdf. Acesso em: 26 fev. 2020.

SLATER. Don. Cultura do Consumo e Modernidade. São Paulo, Nobel, 2002.

Publicado

2020-09-01

Cómo citar

Ribeiro, R. A., & Pimentel, L. R. C. (2020). CONSUMO, LOGO SOU FELIZ (?): a relação entre consumo e felicidade no filme ’OS DELÍRIOS DE CONSUMO DE BECKY BLOOM’. Cadernos Zygmunt Bauman, 10(23). Recuperado a partir de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/13717

Número

Sección

Perspectivas do Desenvolvimento Regional