Limites e possibilidades do ensino de História do Contestado em escolas da região do planalto norte catarinense

Autores/as

  • Alexandre Assis Tomporoski Universidade do Contestado

Palabras clave:

Contestado - Ensino - Planalto Norte Catarinense

Resumen

Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir resultados de pesquisa realizada sobre o ensino da temática Contestado, em escolas situadas no âmbito da Amplanorte. A pesquisa foi desenvolvida a partir de um instrumento de coleta de dados, aplicado a professores que lecionam em escolas da rede pública dos municípios de Bela Vista do Toldo, Irineópolis e Três Barras.  Sob o enfoque da estatística descritiva, os dados foram organizados, tabulados e representados graficamente, permitindo inferir as percepções dos docentes acerca do tema Contestado. Dentre os principais resultados, destacam-se: a elevada proporção de participantes que reconhece ainda hoje perdurar as permanências da Guerra do Contestado; a disparidade de interpretação do Contestado, ou seja, a concepção popular contrapondo-se aos resultados advindos da produção científica; a constatação de que aproximadamente metade dos participantes declarou que a principal dificuldade em preparar as aulas, pertinentes a temática Contestado, consiste na ausência de material didático adequado. Portanto, dada a relevância do assunto para o território da Amplanorte, conclui-se que há necessidade de se produzir e distribuir material didático adequado sobre o tema, além de disseminar o conhecimento científico sobre o Contestado, com o intuito de proporcionar condições para implementar estratégias voltadas ao desenvolvimento territorial.

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Biografía del autor/a

Alexandre Assis Tomporoski, Universidade do Contestado

Possui graduação em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2003), Mestrado (2006) e Doutorado (2013) em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Sua atuação concentra-se nas áreas de História Regional, História Social, Imigrações, História do Trabalho, História do Contestado e Desenvolvimento Regional. É professor permanente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e de diversos cursos de graduação da Universidade do Contestado (UNC), onde também coordena o Núcleo de Pesquisa em História (NUPHIS). É membro do Grupo de Investigação sobre o Movimento do Contestado (GIMC), que reúne pesquisadores de várias instituições brasileiras e possui certificação junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atuou como professor visitante na Universdad Castilla-La Mancha, em Ciudad Real, Espanha (2017, 2018), onde desenvolveu projeto de pesquisa de estágio pós-doutoral acerca do Patrimônio Agrário da região de La Mancha e do Território do Contestado. Atualmente é coordenador do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado.

Citas

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Publicado

2020-04-24

Cómo citar

Tomporoski, A. A. (2020). Limites e possibilidades do ensino de História do Contestado em escolas da região do planalto norte catarinense. Cadernos Zygmunt Bauman, 10(22). Recuperado a partir de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12934

Número

Sección

Perspectivas da Sociologia Política