“ZÉ DO CAIXÃO, ZUMBI, LAMPIÃO!”: Max Cavalera e as leituras liminares sobre o Brasil

Autores

  • Bruno Rogens Ramos Bezerra Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Palavras-chave:

Música, Cultura, Globalização, Cultura sem fronteira, Troca cultural

Resumo

Este é um exercício prático de leitura social a partir de categorias antropológicas discutidas em sala de aula por ocasião da disciplina Teoria II do PPGCS/UFMA. Analisa como a obra musical do guitarrista e vocalista brasileiro Max Cavalera contém elementos que a caracterizam como liminar, de fronteira, ou intersticial ao utilizar conteúdos relativos ao universo da cultura popular brasileira mesclados ao conteúdo geral do rock e do metal em particular. Este é um fenômeno sintomático da cultura contemporânea abalizado pelo intenso fluxo de trocas globais que se realizam atualmente.

Palavras-chave: Trocas culturais. Música. Globalização. Cultura de fronteira.

ABSTRACT

This is a practical exercise of a social reading from anthropological concepts debated in classroom in the Theory II discipline from PPGCS/UFMA. Analyses how a musical work of the guitarist and vocalist Max Cavalera detain elements that characterize as culture of border as using popular Brazilian contents culture twisted with general contents from universe of rock and metal in particular. This is a symptomatic phenomenon in the contemporaneous culture which became strong by the intensive flux of global exchanges that realize nowadays.

Keywords: Cultural exchanges. Music. Globalization. Culture of border.

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Biografia do Autor

Bruno Rogens Ramos Bezerra, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), graduação em Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), doutorado em Ciências Sociais (Sanduíche) - École des Hautes Études en Sciences Sociales (2002) e doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal do Maranhão. Está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFMA e é o Editor da Revista Pós Ciências Sociais. Trabalha em pesquisas que examinam os processos, condicionantes e lógicas de seleção de elites.

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Como Citar

BEZERRA, Bruno Rogens Ramos.
“ZÉ DO CAIXÃO, ZUMBI, LAMPIÃO!”: Max Cavalera e as leituras liminares sobre o Brasil
. Revista Pós Ciências Sociais, v. 3, n. 5, 19 Mar 2012 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/801. Acesso em: 4 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos