SOU UM MINEIRO, TENHO TENDA MINEIRA E VIVO CUIDANDO DA RELIGIÃO: fusões de tradições nas palavras de um mineiro maranhense e dos seus guias

Autores

  • Roberto Malighetti Università degliStudi di Milano Bicocca

Palavras-chave:

Modernidade. Tradição. Hibridações. Subjetividade. Escritura. Etnografia.

Resumo

O texto solicita a reflexão sobre as complexasrelações entre modernidade e tradiçãoatravés das palavras de um mineiromaranhense. As narrações, recolhidas peloautor no decorrer das prolongadas conversaçõesem Guimarães durante o ano1996, foram inscritas por meio de um minuciosotrabalho de edição. Reinterpretandoradicalmente a colocação malinowskianada etnografia do ponto de vista do nativo,o artigo exibe a função do autor na autorizaçãoseletiva dos discursos e na fundaçãoda autoridade etnográfica. As narraçõesdo mineiro sugerem como as subjetividadeslocais, marcadas por tradiçõesmúltiplas, articulam, em modo dinâmico,pertenças multisituadas e identificaçõesmultiformes. Convidam a despedaçar asdicotomias dos discursos modernistas(modernidade-tradição, centro-periferia,global-local) em uma multiplicidade de articulaçõescomplexas, em configuraçõesnegociais produzidas pela fusão de modernidadee tradição, do global e local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Malighetti, Università degliStudi di Milano Bicocca

Roberto Malighetti é doutor e professor titularde Antropologia Cultural da Università degliStudi di Milano Bicocca. Como estudioso deproblemas brasileiros, fez pesquisas de campoprincipalmente no Maranhão, onde dedicouparticular atenção às culturas de origem africana.Entre as suas obras publicadas em português,destaca-se O Quilombo de Frechal (Ediçõesdo Senado Federal, Brasília, 2007).

Downloads

Publicado

2014-09-25

Como Citar

MALIGHETTI, Roberto.
SOU UM MINEIRO, TENHO TENDA MINEIRA E VIVO CUIDANDO DA RELIGIÃO: fusões de tradições nas palavras de um mineiro maranhense e dos seus guias
. Revista Pós Ciências Sociais, v. 11, n. 21, 25 Set 2014 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/2868. Acesso em: 22 jul 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: Multiculturalismo, Tradição e Modernização em Religiões Afro-Brasileiras