Dinâmicas de engajamento: análise de trajetórias em uma rádio comunitária

Autores

  • Ricardo Gonçalves Severo
  • Renata Vieira Rodrigues Severo

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-9473.v12n24p253-276

Palavras-chave:

Movimento social, Ativismo, Rádio comunitária, Trajetória militante

Resumo

O artigo analisa como ocorre o engajamento em uma rádio comunitária considerando a perspectiva dos sujeitos envolvidos. Abordam-se os aspectos macrossociais que possibilitam ou restringem a militância e a forma de atuação destes indivíduos dentro da organização, compreendendo os períodos do ingresso, engajamento e desengajamento. A pesquisa utilizou a observação participante e entrevistas em profundidade com os indivíduos envolvidos com a rádio e também membros da rede social militante. Demonstrou-se que aspectos emocionais e estabelecimento de laços são fundamentais em todas as etapas do engajamento. Também deve-se observar a percepção de eficácia da organização com relação a seus objetivos e às formas de retribuição para com seus participantes, além dos aspectos geracionais como definidores da participação continuada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Gonçalves Severo

É cientista social. Doutor em Ciências Sociais. Professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande (ICHI). Áreas de Pesquisa: Movimentos Sociais; Engajamento; Trabalho.

Renata Vieira Rodrigues Severo

É cientista social. Especialista em Gestão de Pessoas. Técnica Administrativa em Educação na Universidade Federal de Pelotas. Áreas de pesquisa: Gênero e violência; Trabalho feminino.

Downloads

Publicado

2015-07-17

Como Citar

Gonçalves Severo, R., & Rodrigues Severo, R. V. (2015). Dinâmicas de engajamento: análise de trajetórias em uma rádio comunitária. Revista Pós Ciências Sociais, 12(24), 253–276. https://doi.org/10.18764/2236-9473.v12n24p253-276