Multiculturalismo, Educação e Relações de Gênero: complexidades do processo educacional

Autores

  • Rarielle Rodrigues Lima Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Marília Milhomem Moscoso Maia Universidade Federal do Maranhão
  • Sandra Maria Nascimento Sousa Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

Multiculturalismo, Educação, Gênero.

Resumo

A escola pode ser percebida como uma instituição sociocultural, e suas relações culturais não podem ser
pensadas como algo distinto, ao contrário, elas constituem uma rede tecida no cotidiano, cujos os fios e
nós são profundamente articulados com o que é reconhecido como referência, neste caso, a heteronormatividade.
Objetivamos discutir a temática multiculturalismo e educação, explicitando as relações de
gênero no ambiente escolar e as influências destas no desenvolvimento do sujeito e do papel formador
da escola em um contexto globalizado. Desta forma, propomos situar o momento histórico e as necessidades
surgidas a partir de um estudo teórico referencial da visão multicultural, destacando as dificuldades
e os estigmas tradicionalistas da educação. Utilizando, para tanto, os estudos de Candau (2005;
2000), Maclaren (2000), Butler (2015; 2003), Louro (1997; 2003). A associação entre as produções dos
autores elencados nos permite entender as nuances de um complexo processo educacional constituído
nos espaços formais de educação, que cristaliza, como sujeito modificador, o(a) professor(a).

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Biografia do Autor

Rarielle Rodrigues Lima, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutoranda em Ciências Sociais (PGCSoc/UFMA), Mestra em Cultura e Sociedade (PGCult/UFMA).
Graduada em Ciências Sociais e Educação Física (UFMA). Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar
de Estudos e Pesquisas Pedagógicas (LIEPP/CEJV). Professora da rede estadual de ensino
(SEDUC/MA).

Marília Milhomem Moscoso Maia, Universidade Federal do Maranhão

Mestra em Cultura e Sociedade (PGCult/UFMA). Graduada em Letras e Pedagogia (UFMA). Professora
concursada de séries iniciais de Paço do Lumiar/MA.

Sandra Maria Nascimento Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Ciências Sociais. Docente do programa de pós-graduação interdisciplinar em Cultura e
Sociedade (PGCult/UFMA) e do programa de pós-graduação em Ciências Sociais (PGCSoc/UFMA).
Docente vinculado ao Departamento de Sociologia e Antropologia (DESOC/UFMA).Coordenadora
do grupo de estudos em Gênero, Memória e Identidade (GENI/UFMA).

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Publicado

2018-08-15

Como Citar

Lima, R. R., Maia, M. M. M., & Sousa, S. M. N. (2018). Multiculturalismo, Educação e Relações de Gênero: complexidades do processo educacional. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 4(1), 57–68. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/9314

Edição

Seção

Artigos