A PERFORMANCE DA COREIRA DO TAMBOR DE CRIOLA DO MARANHÃO
Palavras-chave:
Cultura popular. Tambor de Criola. Performance. Dança-teatro. Teatro.Resumo
A performance é uma linguagem fundamental para discutir a cultura e suas implicações no ambiente cênico acadêmico. Este artigo discute a performance da coreira do Tambor de Criola do Maranhão, reconhecendo as principais características desta dança, sua inserção no sagrado e no divertimento popular. Analisa os principais movimentos da coreira e sua relação com os elementos que constituem esta manifestação, onde se percebe a restauração de comportamentos onde o corpo alcança devires que leva o performer a um momento espetacular compondo movimentos extracotidianos. A performance da coreira em sua profusão, agrega valores individuais e de comportamento social, possibilitando discussões em torno dessa manifestação cultural nos convidando à magia e ao encanto inerente à ela.
Palavras-chave: Cultura popular. Tambor de Criola. Performance. Dança-teatro. Teatro.
Downloads
Referências
ANTÔNIO, Márcia M. Foi da África até a Vila África. São Paulo: Andreato Comunicações e Cultura, 2007 [entrevista].
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
BRAGA, Ana Socorro Ramos. (org.). Tambores do Piqui, cartas de liberdade. São Luís: Gênesis, 2007.
BURNIER, Luis Otávio. A Arte do Ator: da técnica à representação. Campinas: Editora da UNICAMP, 1995.
BARBA, Eugênio e SAVARESE, Nicola. A Arte Secreta do Ator. São Paulo: Editora Hucitec e Editora da Unicamp, 1995.
BARROS, Valdenira. Memórias. In: FERRETTI, Sérgio; RAMASSOTE, Rodrigo; BARROS, Valdenira; CORDEIRO, Renata; COSTA, Sislene; MENDONÇA, Bartolomeu; MOTA, Christiane (orgs.). Os tambores da ilha. São Paulo: RR Donnelley Moore, 2006.
BENTO, Maria Enamar. Angel Vianna: a pedagogia do corpo. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: Unirio, 2004.
CALAZANS, Julieta; CASTILHO, Jacyan; GOMES, Simone (orgs.). Dança e Educação em Movimento. São Paulo: Cortez, 2008.
COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Edusp, 1989.
CORDEIRO, Renata. Lugares. In: FERRETTI, Sérgio; RAMASSOTE, Rodrigo; BARROS, Valdenira; CORDEIRO, Renata; COSTA, Sislene; MENDONÇA, Bartolomeu; MOTA, Christiane (orgs.). Os tambores da ilha. São Paulo: RR Donnelley Moore, 2006.
COSTA, Sislene. Comer, beber e tocar. In: FERRETTI, Sérgio; RAMASSOTE, Rodrigo; BARROS, Valdenira; CORDEIRO, Renata; COSTA, Sislene; MENDONÇA, Bartolomeu; MOTA, Christiane (orgs.). Os tambores da ilha. São Paulo: RR Donnelley Moore, 2006.
COURTNEY, Richard. Jogo, teatro e pensamento. São Paulo: Perspectiva, 2003.
FARO, Antonio José. Pequena história da dança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.
FERRACINI, Renato. A arte de não interpretar como poesia corpórea do ator. São Paulo: Editora UNICAMP, Imprensa Oficial do Estado, 2001.
FERRETTI, Sergio (org.). Tambor de Crioula: Ritual e espetáculo. São Luís: Comissão Maranhense de Folclore, 2002.
________. Apresentação. In: FERRETTI, Sérgio; RAMASSOTE, Rodrigo; BARROS, Valdenira; CORDEIRO, Renata; COSTA, Sislene; MENDONÇA, Bartolomeu; MOTA, Christiane (orgs.). Os tambores da ilha. São Paulo: RR Donnelley Moore, 2006a.
FERRETTI, Sérgio; RAMASSOTE, Rodrigo; BARROS, Valdenira; CORDEIRO, Renata; COSTA, Sislene; MENDONÇA, Bartolomeu; MOTA, Christiane (orgs.). Os tambores da ilha. São Paulo: RR Donnelley Moore, 2006.
GOLDBERG, Roselee. A arte da performance: do futurismo ao presente. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. São Paulo. Perspectiva, 1987.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens. São Paulo: Perspectiva; 2007.
LABAN, Rudolf. Domínio do movimento.São Paulo: Summus, 1978.
LELOUP, Jean-Yves. O corpo e seus símbolos. Petrópolis: Vozes, 2008.
LIGIÉRO, Zeca. Cultura afro-brasileira: imagem e performance. Rio de Janeiro: Unirio, 1998. Trabalho inédito.
LIGIÉRO, Zeca e ZENICOLA, Denise. Performance afroameríndia. Rio de Janeiro: Publit Edições Editoriais, 2007.
LIGIÉRO, Zeca e SANTOS, Claudio Alberto dos. Dança da terra. Rio de Janeiro: Papel virtual; 2005.
LOPES, Antonio Herculano (org.). Religião e performance. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa; 2007.
MIRANDA, Regina. O movimento expressivo. Rio de Janeiro: Funarte, 1979.
MONTELO, Josué. Os tambores de São Luís. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
MORAES, Joila e FERRETTI, Sérgio. Tambor de Crioula; ritual e espetáculo. São Luís: Comissão Maranhense de Folclore, 2002.
MOTA, Christiane. Ligações. In: FERRETTI, Sérgio; RAMASSOTE, Rodrigo; BARROS, Valdenira; CORDEIRO, Renata; COSTA, Sislene; MENDONÇA, Bartolomeu; MOTA, Christiane (orgs.). Os tambores da ilha. São Paulo: RR Donnelley Moore, 2006.
PEREIRA, Eliana. Pungar é sexualidade. In: BOLETIM on line número 3 da Comissão Maranhense de Folclore. São Luís: CMF, agosto 1995.
PEREIRA, Josenildo. Na fronteira do cárcere e do Paraíso: um estudo sobre as práticas de resistência escrava no Maranhão oitocentista. Dissertação de Mestrado. São Paulo: PUC-SP, 2001.
REVISTA O PERCEVEJO. Teatro e Cultura Popular, Rio de Janeiro: Unirio, n. 8, 2000.
REVISTA O PERCEVEJO. Estudos da Performance Rio de Janeiro: Unirio, n. 12, 2003.
SANTOS, Inaicyara Falcão dos. Corpo e ancestralidade: uma proposta pluricultural de dança-arte-educação. São Paulo: Terceira Margem; 2006.
SANTOS, Rosário. Tambor de crioula no Maranhão: um rito de alegria. In: BOLETIM número 26 da Comissão Maranhense de Folclore. São Luis: CMF, ago 2003.
SCHECHNER, Richard. Performance studies: an introduction. London and New York: Routledge, 2002.
________. O que é performance. Revista O Percevejo. Rio de Janeiro: Unirio, 2003.
TAYLOR, Diana. Hacia uma definición de performance. In: REVISTA O PERCEVEJO. Estudos da Performance Rio de Janeiro: Unirio, n. 12, 2003.
VOLPATTO, Rosane. Tambor de crioula (MA). Disponível em <http://www.rosanevolpatto.trd.br/dancatamborcrioula.htm>. Acessado em 2 dez 2008.
WOISIEN, Bernhard. Dança um caminho para totalidade. São Paulo: TRIOM; 2000.
ZENÍCOLA, Denise Mancebo. Samba de gafieira: performance e ginga. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: Unirio, 2005.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Tradução de Jerusa P. Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais da Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.