Inclusão: percurso para a diversidade construído na linguagem

Autores/as

  • LUÍS FILIPE BARBEIRO Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiria

Palabras clave:

Inclusão., Diversidade., Discurso., Corpus.

Resumen

O domínio relativo à inclusão tem sido campo de alterações, quanto a perspetivas, orientações, políticas, medidas e atividades ou projetos concretizados. A linguagem reflete essas alterações, sendo transformada, quanto ao discurso que é produzido neste domínio, e é ela própria promotora de transformações pelos significados e valores que projeta para a ação. O presente artigo incide sobre o discurso produzido no campo da inclusão, num período que abrange as últimas décadas até à atualidade recente. O seu objetivo geral é apreender as mudanças construídas na linguagem, no que diz respeito à presença do conceito/termo de “inclusão” e às relações em que é ativado. Metodologicamente, recorreu-se às ferramentas da Linguística de Corpus, tendo sido analisadas a frequência do termo “inclusão” em três corpora gerais, tomados como referência para o português contemporâneo, e a frequência, colocações ou coocorrências e palavras-chave distintivas em dois corpora específicos. Estes foram construídos com base em notícias respeitantes à inclusão, um abarcando um período anual muito recente (2022) e outro recuando uma década (2012). Os principais resultados revelam o reforço da presença do termo “inclusão” e, sobretudo, o aparecimento da “diversidade” como elemento relevante das relações construídas na linguagem no campo da inclusão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

LUÍS FILIPE BARBEIRO, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiria

Professor da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Investigador integrado do CELGA-ILTEC, Univ. de Coimbra, e colaborador do CI&DEI, I. P.

Leiria, Portugal

 

Citas

ANTHONY, L. AntConc (Version 4.0.2) [Computer Software]. Waseda University, 2022.

ASP, E. The twin paradoxes of unconscious choice and unintentional agents: What neurosciences say about choice and agency in action and language. In: FONTAINE, L.; BARTLETT, T.; O’GRADY, G. (eds.). Systemic Functional Linguistics: Exploring choice (p. 161-178). Cambridge University Press, 2013.

BARBEIRO, L. Os títulos como vetores discursivos de uma comunidade de formação. In: MUÑOZ, R. G.; PINTO, H.; DIAS, I.; ABREU, M. O.; ALVES, D. (org.). XI Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (2022). Livro de Atas (pp. 8-16). Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria, 2022.

BARBEIRO, L.; CARVALHO, J. A.; BARBEIRO, C. Instituições de formação de professores como comunidades de escrita: Estudo com base nos títulos dos relatórios de mestrado. Diacrítica, 36(1), 238-259, 2022.

BOCK, Z. Multimodality, creativity and children’s meaning-making: Drawings, writings, imaginings. Stellenbosch Papers in Linguistics Plus, 49, 1-21, 2016.

DELFINO, M. C. Análise multidimensional: os números na Linguística. Cadernos de Linguística, 2(4), e474, 2021.

FEDMAN, B.; DEANE, B. (Eds.). Diversity at work: The practice of inclusion. Jossey-Bass.

FRAGA, A.; COLOMBY, R.; GEMELLI, C.; PRESTES, V. As diversidades da diversidade: revisão sistemática da produção científica brasileira sobre diversidade na administração (2001-2019). Cadernos EBAPE.BR, 20(1), 1-19, 2022.

FREIRE, S. Um olhar sobre a inclusão. Revista da Educação, XVI(1), 5-20, 2008.

HALLIDAY, M. A. K. Meaning as choice. In: FONTAINE, L.; BARTLETT, T.; O’GRADY, G. (eds.). Systemic Functional Linguistics: Exploring choice (p. 15-36). Cambridge University Press, 2013.

HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. Halliday’s introduction to functional grammar. Routledge, 2014.

HAO, J. Analysing scientific discourse from a systemic functional linguistic perspective: A framework for exploring knowledge-building in Biology. Routledge, 2020.

HASAN, R. Choice, system, realisation: describing language as meaning potential. In: FONTAINE, L.; BARTLETT, T.; O’GRADY, G. (eds.). Systemic Functional Linguistics: Exploring choice (p. 269-299). Cambridge University Press, 2013.

IMPELLIZZERI, S.; COE, I. The complex chemistry of diversity and inclusion: a 30-year synthesis. Canadian Journal of Chemistry, 99, 653–660, 2021.

JEWITT, C. Technology, literacy and learning: A multimodal approach. Routledge, 2006.

JONSEN, K.; POINT, S.; KELAN, E.; GRIEBLE, G. Diversity and inclusion branding: a five-country comparison of corporate websites. The International Journal of Human Resource Management, 32(3), 616-649, 2021.

KRESS, G.; JEWITT, C. Introduction. In: JEWITT, C.; KRESS, G. (Eds.), Multimodal literacy (pp. 1-18). Peter Lang, 2003.

KUHN, T. A design proposal of an online corpus-driven dictionary of Portuguese for university students. [Tese de doutoramento]. Universidade de Lisboa, 2017.

MARTIN, J. R.; ROSE, D. Working with discourse. Continuum, 2007.

MARTIN, J. R.; MATON, K.; DORAN, Y. J. (Eds.) Accessing academic discourse. Routledge, 2020.

O’DONNELL, M. J. A dynamic view of choice in writing: composition as text evolution. In: FONTAINE, L.; BARTLETT, T.; O’GRADY, G. (eds.). Systemic Functional Linguistics: Exploring choice (p. 247-266). Cambridge University Press, 2013.

POON-MCBRAYER, K. The evolution from integration to inclusion: the Hong Kong tale. International Journal of Inclusive Education, 18(10), 1004-1013, 2014.

RYCHLY, P. A lexicographer-friendly association score. In: SOJKA, P.; HORÁK, A. (eds.). Proceedings of Recent Advances in Slavonic Natural Language Processing, RASLAN (pp. 6-9). Masaryk University, 2008.

SCHROVER, M.; SCHINKEL, W. Introduction: the language of inclusion and exclusion in the context of immigration and integration. Ethnic and Racial Studies, 36(7), 1123-1141, 2013.

SKETCH ENGINE. Disponível em: https://www.sketchengine.eu/. Acesso em: 13 de janeiro de 2023.

WINTERS, F. From diversity to inclusion: An inclusion equation. In: FEDMAN, B.; DEANE, B. (eds.). Diversity at work: The practice of inclusion (p. 205-228). Jossey-Bass, 2014.

Publicado

2024-06-28

Cómo citar

BARBEIRO, L. F. . (2024). Inclusão: percurso para a diversidade construído na linguagem. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 16–35. Recuperado a partir de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/23866

Número

Sección

Dossiê - CONFERÊNCIA INCLUDIT PORTUGUAL