A Cultura Popular e o Diálogo com a Escola na Vila de Itaúnas, Conceição da Barra/ES

Autores

  • CLAUDIA ALVES SILVA Secretaria Municipal de Conceição da Barra/ES
  • MARIA ALAYDE ALCANTARA SALIM Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.18764/2447-6498.v9n2.2023.17

Palavras-chave:

Itaúnas, Cultura Popular, Ensino

Resumo

O presente resultou de uma pesquisa que investigou a cultura popular e o diálogo com a escola na vila de Itaúnas, Conceição da Barra/ES. Focalizou especialmente os grupos culturais existentes na vila, suas manifestações e a relevância da valorização da cultura para o processo de ensino-aprendizagem e para as práticas pedagógicas no contexto escolar. A metodologia seguiu os pressupostos da abordagem qualitativa do tipo etnográfica, de acordo com Ludke e André (1986), utilizando as técnicas de entrevistas, observação e grupo focal. As reflexões teóricas foram norteadas pelos estudos de Vygotsky (1995), Benjamin (1994, 2009), Moreira e Candau (2003), na abordagem dos conceitos relativos à cultura e práticas culturais. De acordo com o resultado do estudo, foi possível identificar que existe um diálogo entre a cultura popular e a escola. Na investigação com os alunos, verificou-se que existe interesse em relação à diversidade cultural proposta nas atividades pedagógicas, estabelecendo um diálogo com os grupos culturais existentes na vila e a escola, com o intuito de potencializar e fortalecer a cultura popular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CLAUDIA ALVES SILVA, Secretaria Municipal de Conceição da Barra/ES

Mestre em Ensino na Educação Básica - PPGEEB/CEUNES/UFES, Pedagoga da Secretaria Municipal de Conceição da Barra/ES. 

MARIA ALAYDE ALCANTARA SALIM, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorado em Educação na Universidade Federal do Espírito Santo - PPGE/CE/UFES, Professora da Universidade Federal do Espírito Santo - CEUNES/UFES.

 

Referências

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 197-221.

BENJAMIN, Walter. Prefácio. Jeanne Marie Gagnebin. “Walter Benjamin ou a história aberta” in:_Magia e Técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. (Obras escolhidas v.1). Trad. Sérgio Paulo Rouanet, 1. ed., Brasiliense, 1985. P. 7-19.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Currículo sem Fronteiras: Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. R.J. v.11, n.2, pp.240-255, Jul/Dez 2011.

CASTRO, Monica Rabello de; FERREIRA, Giselle; GONZALEZ, Wania. Metodologia da pesquisa em educação. Nova Iguaçu, RJ: Marsupial, 2013. ISBN: 978-85-66293-01-2.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

JACÓ, Paulo. Morador da Aldeia. Entrevista Gravada em 06 de abril 2022. Vila de Itaúnas, Conceição da Barra/ES. Arquivo AAC – 22,2 MB, 13:42

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação, Maio-Ago, n.023. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. São Paulo, 2003, p.156- 170.

VELHO, Gilberto; CASTRO, EV de. O Conceito de Cultura e o Estudo das Sociedades Complexas: uma perspectiva de cultura. Rio de Janeiro. Conselho Estadual de Cultura, n. 1, jan. 1978.

VYGOTSKI, Lev S. Historia del Desarrollo de las Funciones Psíquicas Superiores. Em Lev S. Vygotski. Obras Escogidas. Tomo III. Madri: Visor/MEC, 1995

WIED-NEUWIED, Príncipe Maximiliano de. Prinz Von Wied (1782-1867). Viagem ao Brasil - Col. Reconquista do Brasil (2.ª série) vol. 156. São Paulo, Itatiaia/Edusp, 1989, p.169-173.

CAMPOS, Veratriz Souto. Diretora da EMEF Benônio Falcão de Gouveia no período de 2008 a 2019. Entrevista gravada aos 17/05/2022, na Biblioteca Hermógenes Fonseca, (Parque Estadual de Itaúnas), Vila de Itaúnas, Conceição da Barra/ES. Arquivo AAC – 22,2 MB, 13:42

GRUPO FOCAL com os alunos do 8º Ano (séries finais). Gravado aos 29/11/2022 na sala de leitura da EMEF Benônio Falcão de Gouveia na vila de Itaúnas, Conceição da Barra/ES. Arquivo AAC – 34,8 MB, 11:16.

Downloads

Publicado

2023-12-24

Como Citar

SILVA, C. A. ., & SALIM, M. A. A. . (2023). A Cultura Popular e o Diálogo com a Escola na Vila de Itaúnas, Conceição da Barra/ES. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 167–181. https://doi.org/10.18764/2447-6498.v9n2.2023.17

Edição

Seção

Artigos