Filosofia da Geopolítica: A condição territorial como errância e alteridade radical

Autores

  • IVAN JORGE SOUSA PESSOA Universidade Federal do Maranhão
  • JOSÉ GOMES ANDRÉ
  • VIRIATO SOROMENHO-MARQUES

DOI:

https://doi.org/10.18764/2447-6498.v9n2.2023.12

Palavras-chave:

Ética-fenomenológica, Vivência intencional, Refugiados, Gestualística

Resumo

No instante em que encerro este artigo, em fins do mês de setembro de 2023, a autoproclamada República de Nagorno-Karabakh tem seu governo dissolvido pelas forças separatistas do Azerbaijão. A dissolução em questão apresenta de modo didático não só o fenômeno geopolítico aqui delineado, como seus eventuais e catastróficos desdobramentos, cuja precipitação apressa (por meio da leva desesperada de refugiados) a presença da condição territorial não como expressão da mobilidade convencional, mas como inesperada vivência intersubjetiva desde a qual o Outro irrompe como estrangeiro. Em um sentido analógico (extraído da lição bioquímica do metabolismo) se pode considerar que, enquanto o fenômeno geopolítico possui aspectos catabólicos (de consequente dissipação de calor e reações enzimáticas de degradação), a condição territorial representa um processo anabólico, cuja sucessão de reações químicas tende à síntese de moléculas mais complexas, e, portanto, à expansão da pulsão vital pressuposta. Neste caso, desde que emancipado o suficiente para ampliar o círculo da imanência mundana em terras estrangeiras, o Outro é a expressão anabólica de potencialidades latentes que, por meio da transferência de confiança, repõe e põe à prova seu correspondente estado de coisas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

IVAN JORGE SOUSA PESSOA, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Filosofia pela Universidade de Lisboa. Professor de Ciências Humanas do Campus de Pinheiro da Universidade Federal do Maranhão.

JOSÉ GOMES ANDRÉ

Professor Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Investigador de Filosofia Política com tese dedicada ao pensamento de James Madison.

 

VIRIATO SOROMENHO-MARQUES

Professor catedrático na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, ministrando cadeiras de Filosofia Social e Política, bem como História das Ideias na Europa Contemporânea. Coordena o Mestrado em Filosofia da Natureza e do Ambiente, além de ser Conselheiro Especial da Fundação Oceano Azul (desde 2017) e Presidente da Assembleia Geral da ONG Casa Comum da Humanidade.

Referências

BEYDOUN, Ahmad. Le Liban: Itinéraires dans une guerre incivile. Karthala, França, 2000.

HUSSERL, E. Ideias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica: introdução geral à fenomenologia pura. (Sukuzi, M. Trad.). São Paulo: Ideias & Letras, 2002.

SCHELER, Max. A posição do homem no cosmos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

SÉMELIN, Jacques. Purificar e Destruir: Usos políticos dos massacres e dos genocídios. Rio de Janeiro: Diefel, 2009.

SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno (1880-1950). Título original: Theorie des modernen Dramas. Tradução: Luiz Sérgio Repa, São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2001.

ZILIO, Meo G. El linguaje de los gestos em Uruguay, em “Boletin de filologia”, XIII, Universidade de Chile, 1961.

ZWEIG, Stefan. Momentos decisivos da humanidade. Rio de Janeiro, Editora Record, 1999.

Downloads

Publicado

2023-12-24

Como Citar

PESSOA, I. J. S., ANDRÉ, J. G. ., & SOROMENHO-MARQUES, V. . (2023). Filosofia da Geopolítica: A condição territorial como errância e alteridade radical. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 84–103. https://doi.org/10.18764/2447-6498.v9n2.2023.12

Edição

Seção

Convidado