Ação na forma pensada: presença filosófica, política e educativa de Francisco Vieira de Almeida na Seara Nova

Autores

  • LUÍS MANUEL A. V. BERNARDO Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.18764/2447-6498.v9n2.2023.11

Palavras-chave:

História da Cultura, Filosofia da Cultura, Revistas, Francisco Vieira de Almeida, Modernidade

Resumo

Neste artigo, analisa-se o corpus constituído pelos contributos do filósofo Francisco Vieira de Almeida (1888-1962) para a Seara Nova, uma das revistas portuguesas mais relevantes no século XX. A orientação cultural, reformista, democrática e pluridisciplinar dessa publicação permitiu-lhe congregar diferentes autores e tendências, dando azo à coexistência de múltiplos corpora, cujas identidades procuram articular-se com a linha editorial de base. No caso do conjunto em estudo, torna-se particularmente visível toda uma dinâmica de intencionalidades plasmada nos textos, a qual revela o modo como a Revista se afigura, para o Professor da Faculdade de Letras, o lugar ideal para cruzar pontos de vista académicos, culturais e políticos. O tratamento de tais escritos, que decorrem do diálogo entre discursos e contextos, combina a intratextualidade e a intertextualidade, a par de percursos inferenciais pela dobra de estória e História, uma metodologia interpretativa compósita, destinada a tornar perceptível a hibridez textual que materializa o reticulado de perspetivas e planos de intervenção. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

LUÍS MANUEL A. V. BERNARDO, Universidade Nova de Lisboa

Professor Catedrático e investigador integrado no IFILNOVA da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Referências

AA.VV., Vieira de Almeida, Colóquio do Centenário, Lisboa, Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Lisboa, 1991.

ALMEIDA, F., Obra Filosófica, 3 vols, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1986-1988.

ANDRADE, L., «Pensamento e Atualidade: As Revistas no Século XX», Cultura-Revista de História e Teoria das Ideias, vol. 29, 2009, p. 21.

ANDRADE, L., O Essencial sobre a Seara Nova, Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2021.

BERNARDO, L., O Essencial sobre Vieira de Almeida, Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2008.

BERNARDO, L., “Introdução ao problema do conhecimento em Pontos de Referência de Francisco Vieira de Almeida”, Cultura – Revista de História e Teoria das Ideias, II Série, vol. 29, Lisboa, CHC/Húmus, pp. 33-63.

BERNARDO, L., «ALMEIDA, Francisco Vieira de», Dicionário de Historiadores Portugueses: da Academia Real das Ciências ao final do Estado Novo, Biblioteca Nacional de Portugal, 2022, pp. 1-11.

CALAFATE, P. (dir.), História do Pensamento Filosófico Português, vol. V, tomo 1, Lisboa, Caminho, 2000.

GANHO, M. (coord.), Dicionário Crítico de Filosofia Portuguesa, Lisboa, Círculo de Leitores, 2016.

PINHO, A. et al., Proença, Cortesão, Sérgio e o Grupo Seara Nova, Lisboa, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2015.

REIS, A., Raul Proença: Biografia de um Intelectual Político Republicano, 2 vols., Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2003.

http://ric.slhi.pt/Seara_Nova/revista

Downloads

Publicado

2023-12-24

Como Citar

BERNARDO, L. M. A. V. . (2023). Ação na forma pensada: presença filosófica, política e educativa de Francisco Vieira de Almeida na Seara Nova. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 47–83. https://doi.org/10.18764/2447-6498.v9n2.2023.11

Edição

Seção

Convidado