Sobre a ideia de uma cultura Tecno-Estética em Gilbert Simondon

Autores

  • VERONICA DAMASCENO Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18764/2447-6498.v9n1.2023.1

Palavras-chave:

Cultura, Estética, Simondon

Resumo

Esse trabalho visa introduzir o modo com o qual Gilbert Simondon apresenta a relação entre os modos de existência dos objetos técnicos e sua estreita ligação ou necessidade de inserção desses objetos na cultura, no pensamento estético e no pensamento filosófico. Para ele, há uma necessidade imperiosa de reconhecermos a importância desses objetos em nossa sociedade. Simondon ressalta que, tanto a cultura quanto o pensamento estético, de modos diferentes, são capazes de inserir os objetos técnicos na sociedade, uma vez que cada uma dessas atividades em sua especificidade própria, desempenha uma tarefa fundamental. Por um lado, a cultura é o que trazemos conosco, nossa história. Sem ela não há devir possível; por outro lado o pensamento estético é capaz de interromper a ruptura existente entre a técnica e a religião desde os primórdios de nossa existência. Mas, apesar disso, o autor assinala ainda a importância do pensamento filosófico, o qual é, para ele, o único capaz de fornecer as bases para um conhecimento tecnológico e fundar uma tecnologia, justamente por causa de sua neutralidade, a mesma neutralidade que o pensamento estético perde ao tentar ser funcional ou sagrado. Para Simondon, somente no nível do pensamento, mais primitivo e mais elaborado de todos, isto é, o pensamento filosófico, que é possível intervir uma mediação verdadeiramente neutra, equilibrada e completa entre fases opostas. É, portanto, o pensamento filosófico o único capaz de assumir o conhecimento, a valorização e o acabamento do lugar da tecnicidade, no conjunto dos modos de ser no mundo do homem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

VERONICA DAMASCENO, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada II da Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Convidada e Pós-Doutora pelo Département de Philosophie de l’Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne (2019-2020). Chercheuse Associée au Département de Philosophie de l’Université Paris Nanterre (2015/2023). Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

 

Referências

BERGSON, Henri. Le Deux Sources de la morale et de la religion. Édition établie sous la direction de Paul-Antoine MIQUEL. Paris: Flammarion, 2012.

COMBES Muriel. Simondon individu et collectivité. Paris: PUF, 1999.

HOTTOIS, Gilbert. Simondon et la philosophie de la “culture technique”. Bruxelles: De Boeck Université, 1993.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34 Letras, 1993.

______. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34 Letras, 1999.

NOVAES, Thiago; VILALTA, Lucas; SMARIERI, Evandro (orgs.) A máquina aberta: a mentalidade técnica de Gilbert Simondon. São Paulo: Dialética, 2022.

SIMONDON, Gilbert. A individuação à luz das noções de forma e de informação. Tradução de Luís Eduardo Ponciano Aragon e Guilherme Ivo. São Paulo. Ed. 34 Letras, 2020.

______. Do modo de ser dos objetos técnicos. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2020.

______. Du mode d’existence des objets techniques. Paris: Aubier, 1989.

______. “Étude critique: les limites du progrès humain” in: CHÂTELET, Gilles (org.). Gilbert Simondon: une pensée de l’individuation et de la technique. Paris: Albin Michel, 1994.

______. SIMONDON, Gilbert. L’Individu et sa Genèse Physicobiologique. Paris: PUF, 1964.

______. “Sobre a tecno-estética: carta a Jacques Derrida” in: ARAÚJO. H, R. (org.) Tecnociência e cultura. São Paulo: Estação Liberdade, 1998.

VIRILIO, Paul. A bomba informática. Tradução de Luciano Vieira Machado. São Paulo: Estação Liberdade, 1999.

Downloads

Publicado

2023-08-10

Como Citar

DAMASCENO, V. . (2023). Sobre a ideia de uma cultura Tecno-Estética em Gilbert Simondon. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 1–12. https://doi.org/10.18764/2447-6498.v9n1.2023.1

Edição

Seção

Artigos