Currículo como espaço de reflexão: desafios para uma proposta curricular de filosofia

Autores

  • Caroliny Santos Lima
  • George Ribeiro Costa Homem
  • Otainan da Silva Matos
  • Ana Paula Bacelar de Lira
  • Rita de Cássia Oliveira

Palavras-chave:

Currícul. Filosofia. Prática pedagógica. Escola.

Resumo

O artigo em questão trata-se de um estudo sobre o Currículo, na perspectiva dos desafios para uma
proposta curricular de Filosofia no contexto das escolas. Para isso, buscou-se conhecer os aspectos
importantes relativos ao Currículo, enfocando a sua contextualização histórica, as concepções epidemiológicas
e formativas, explicativas ou não, orientadoras das práticas curriculares vigentes, correlacionando
as especificidades da Filosofia. Para se realizar essa análise, nos propomos a responder as
seguintes questões: O porquê desse conhecimento e não outro? De quem é esse conhecimento? Quais
as relações envolvidas na seleção desse currículo particular? O currículo é integrado, pautado em conhecimentos
interdisciplinares para educar de maneira mais humanizada? Nesse sentido, tomamos a
concepção de que o Currículo é um instrumento que orienta a prática num processo de escolarização,
pois o mesmo se expressa como um documento que orienta e guia a prática educativa dentro da sala
de aula. Desse modo, o currículo é o sustentáculo da organização escolar como um todo, isto é, aquilo
que dá vida à instituição escolar baseado em determinadas concepções de mundo, da sociedade, do
homem, do conhecimento. Portanto, assume essencialmente um caráter político-filosófico, antes que
puramente técnico-pedagógico. O mesmo não deve ser visto apenas como um documento burocrático
mais como um instrumento que desenvolverá capacidades, onde atuará intervindo e transformando.
A pesquisa é de cunho qualitativo e será bibliográfico, tendo como finalidade, apresentar algumas
reflexões sobre os limites e as possibilidades previstas no Currículo para a Filosofia enquanto espaço
de discussão. Para respaldar essa pesquisa buscamos fontes que abordam o Currículo e a Filosofia,
foram utilizadas, sobretudo as seguintes fontes bibliográficas: Sobre o Currículo buscamos o Pacheco
(2005; 2006), Silva (2003), Sacristán (2000), Ribeiro (1993), Goodson (2010) dentre outros. Sobre
a Filosofia, utilizamos Deleuze e Guattari (1992), Porta (2002), Reale (1993) e outros. Desse modo
constatou-se que o Currículo não é apenas um conjunto neutro de conhecimento e sim uma junção de
todos os conhecimentos, formando assim uma interdisciplinaridade no campo educacional. A partir
desse ponto de vista o currículo está diretamente relacionado com o sistema social, vinculado com a
cultura, com o mundo ao qual pertence, possa se ter uma prática pedagógica, podendo proporcionar
a socialização dos conteúdos. Dessa forma, somente um currículo preocupado com o todo social no
qual está inserido, será capaz de proporcionar uma prática pedagógica voltada para a aprendizagem.

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Biografia do Autor

Caroliny Santos Lima

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica
(PPGEEB), pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - (2018). Graduada em Pedagogia
pela Universidade Federal do Maranhão (2011). Especialista em Docência do Ensino Superior pela
Faculdade Santa Fé (2013). Atualmente atua como professora das Séries Iniciais na rede Municipal
de São Luis (SEMED). Professora do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação
Básica (Parfor/ UFMA).

George Ribeiro Costa Homem

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica- PPGEEB/
UFMA (2017). Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão (2006). Professor
da Educação Básica, Técnica e Tecnológica da área de conhecimento Filosofia. Professor de
Filosofia da Educação , Ética e Monografia no Ensino Superior no IFMA-Campus Alcântara . Experiência
na área de Filosofia, com ênfase em Metodologia Científica e Ética.

Otainan da Silva Matos

Mestrando em Gestão do Ensino da Educação Básica pela Universidade Federal do Maranhão
(UFMA). Pós-graduado em Filosofia Contemporânea pela Faculdade de Administração Ciências,
Educação e Letras (FACEL) Licenciado em Filosofia pelo Instituto de Estudos Superiores do Maranhão
(IESMA). Tem experiência na área de Filosofia. É membro do Grupo de Estudos Pesquisas,
Educação, Infância & Docência (GEPEID) da Universidade Federal do Maranhão.

Ana Paula Bacelar de Lira

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica- PPGEEB/
UFMA (2017). Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2011).
É Especialista em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal do Maranhão (2017).
Atualmente desempenha a Função de Especialista em Educação Básica na Rede Municipal de Paço
do Lumiar. É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Investigações Pedagógicas Afrobrasileiros
(GIPEAB/UFMA).

Rita de Cássia Oliveira

Graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão (1993), Mestrado em Filosofia pela
Universidade Estadual de Campinas (2003) e Doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo (2009). Atualmente é Professora Associada I da Universidade Federal do
Maranhão. Membro do GT Hermenêutica da Associação de Pós Graduação em Filosofia - ANPOF.
Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Filosofia Francesa da UFMA. É Professora Permanente do
Mestrado em Letras-PGLetras.

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Publicado

2019-01-05

Como Citar

Lima, C. S., Homem, G. R. C., Matos, O. da S., de Lira, A. P. B., & Oliveira, R. de C. (2019). Currículo como espaço de reflexão: desafios para uma proposta curricular de filosofia. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 4(Espec), 353–369. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10536

Edição

Seção

Eixo 2 - Gênero, Literatura e Filosofia