Alfabetização midiática e informacional: competências em prol de valores coletivos e da sustentabilidade
Palavras-chave:
Tecnologia. Valores. Sustentabilidade. Alfabetização midiática e informacional.Resumo
A dinâmica tecnológica da sociedade contemporânea criou a necessidade de novas competências.
A UNESCO, reconhecendo essa necessidade, ao abordar o impacto da tecnologia nos meios de comunicação,
desenvolveu a Alfabetização Midiática e Informacional (AMI), a fim de contribuir para
uma conduta mais reflexiva, ética e efetiva das pessoas em seus diversos contextos. Diante disso, o
objetivo deste estudo de caráter exploratório é apresentar a Alfabetização Midiática e Informacional
(AMI) como uma nova competência capaz de proporcionar a reflexão em torno da adoção de modos
de vida mais sustentáveis, respeitando o meio ambiente e o futuro das próximas gerações. Para tanto,
a pesquisa bibliográfica fundamenta as discussões arroladas e demonstram a relevância de novas
competências para um mundo instável e problemático. Sendo a educação uma das bases para o restabelecimento
do equilíbrio e da flexibilidade nas economias, tecnologias e instituições sociais atuais
tendo em vista a sustentabilidade do planeta.
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