Qualidade de vida, e saúde do idoso: um estudo de revisão na população Brasileira

Autores

Palavras-chave:

Qualidade de vida, Idoso, Saúde, Bem Estar

Resumo

Qualidade de vida no indivíduo idoso tem sido entendida como a percepção de bem-estar, e isto se deve a fatores, como: aumento da expectativa de vida; influência da globalização; economia; velocidade das mudanças; tecnologia e produtividade. O objetivo do estudo foi conhecer as relações de saúde e qualidade vida dos idosos no contexto Brasileiro. Estudo descritivo e exploratório, realizado na Base de dados SCIELO e LILACS, Google Acadêmico e Periódicos CAPES no período compreendido entre os anos 2005 a 2018, utilizando-se as palavras (Qualidade de vida. Idoso. Saúde. Bem Estar). Foram incluídos no estudo artigos de língua portuguesa com resumos disponíveis na íntegra pelo meio on-line. Foram identificados 240 estudos na base de dados LILACS, onde 200 se adequaram aos critérios de inclusão. Na base de dados SciELO localizou-se 189 estudos, entretanto, 30 encontravam se indexados na LILACS. Fatores como saúde, educação, situação socioeconômica, são determinantes para uma maior expectativa de vida. Sendo o bem-estar, nas suas diferentes dimensões, física, psíquica, mental, social, cultural, espiritual, que manifestar-se a nível interno e externo, onde o indivíduo está inserido. Os dados permitiram conhecer os fatores retratados sobre saúde e qualidade de vida, identificados através de bem-estar físico e emocional; associando a práticas de uma alimentação saudável, atividade física, hábitos saudáveis de vida e vida tranquila. Por meio da prevenção é possível diminuir a exposição a fatores de risco, como inatividade física, alimentação inadequada e tabagismo, adoção de hábitos saudáveis, aumento da capacidade funcional, mudanças de hábitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Anastacia Sousa, Universidade do Vale do Rio Doce

Bacharel em enfermagem pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais/UNILESTE (2007). Especialização em Unidade de Terapia Intensiva pela Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (2009) Mestre em Gestão Integrada do Território (2016). Discente Especialização em Saúde e Estética avançada (2018). Docente da Faculdade Pitágoras Ipatinga Curso técnico Pronatec (2014 a 2016). Docente da Faculdade Pitágoras Ipatinga Curso Enfermagem, ministrando as disciplinas Terapia medicamentosa, Tópicos Especiais, Saúde do Adulto, Estágio supervisionado I e II (2010 a 2018). Enfermeiro e coordenadora da Assistência de Enfermagem, Urgência e Emergência. Responsável Técnico pelo Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Serviço de saúde, do Hospital Siderúrgica ( 2007 a 2012). Enfermeiro em Urgência e Emergência; Responsável Técnico pelo Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Serviço de saúde e responsável pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, do Hospital São Camilo de Fabriciano ( 2012 a 2014). Docente /Orientadora de curso SENAC-MG, Ministrando as disciplinas: Anatomia e Fisiologia Humana, Materno Infantil, Clinica Cirúrgica, Cuidados de Enfermagem de Higiene e Conforto, Enfermagem em Clínica Médica, Ambientação Profissional em Saúde, Farmacologia em Enfermagem, Fundamentos em Saúde desde (2016). Supervisora de Estágio Curso Técnico, Fundação São Francisco Xavier Unidade II Colégio São Francisco Xavier 2018.

 

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2021-07-12

Como Citar

Sousa, E. A. (2021). Qualidade de vida, e saúde do idoso: um estudo de revisão na população Brasileira. Revista De Ciências Da Saúde, 20(2), 41–45. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rcisaude/article/view/10134

Edição

Seção

Artigos