ASPECTOS IMUNOPATOGÊNICOS, CLÍNICOS E FARMACOLÓGICOS DA HANSENÍASE: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Aramys Silva dos Reis Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Palavras-chave:

Hanseníase, Mycobacterium leprae, Imunopatogênese

Resumo

Hanseníase é uma infecção crônica causada pelo bacilo Mycobacterium lepraelevando a lesões de pele e nervos periféricos. O Brasil trata-se do único país que permanece acima do limite de prevalência de 1 caso/10.000 habitantes. O objetivo do presente artigo é abordar de forma interdisciplinar os principais aspectos imunopatogênicos, clínicos, laboratoriais e farmacológico desta doença, de modo a contribuir para a compreensão da doença. A pesquisa foi realizada através das bases de dado PubMed, Scielo, Lilacs. O diagnóstico da hanseníase, classicamente, é baseado na presença de anestesia em lesões cutâneas, espessamento de nervos periféricos e demonstração do agente etiológico na linfa ou cortes histológicos. Além da baciloscopia e histopatologia, o diagnóstico também pode ser feito pelos teste de Mitsuda e ML-Flow. A doença apresenta amplo espectro clínico, estando intimamente associado à resposta imunológica do hospedeiro. O diagnóstico precoce da hanseníase com o tratamento oportuno, ainda, é o principal ponto para cessar a transmissão e incapacidades. Assim, o reconhecimento precoce da doença é a parte que apresenta, ainda, maior deficiência dentro dos serviços de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aramys Silva dos Reis, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutor em Biologia da Relação Patógeno Hospedeiro pela Universidade de São Paulo. Professor Adjunto do Curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão, Campus Imperatriz. Coordenador do Laboratório de Fisiopatologia e Investigação Tarapêutica.

Downloads

Publicado

2021-07-12

Como Citar

Reis, A. S. dos. (2021). ASPECTOS IMUNOPATOGÊNICOS, CLÍNICOS E FARMACOLÓGICOS DA HANSENÍASE: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista De Ciências Da Saúde, 20(2), 33–40. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rcisaude/article/view/10101

Edição

Seção

Artigos