POÉTICAS DOS RESTOS E RECICLAGEM CULTURAL EM PRODUÇÕES ANTILHANAS

Auteurs-es

  • Maria Bernadette Porto Universidade Federal Fluminense

Mots-clés :

Reciclagem cultural, Identidade, Hibridismo, Crioulização

Résumé

A partir do conceito de reciclagem cultural (MOSER), pretende-se refletir sobre a reapropriação de elementos culturais que permitem a seres despossuídos a reinvenção de seu cotidiano (CERTEAU) e a afirmação de sua identidade fundamentada no processo de crioulização (GLISSANT). À luz da releitura do mito de Babel proposta por teóricos como Zumthor, Octavio Paz e Derrida, será dado realce à análise de romances de autores do Caribe de língua francesa, Patrick Chamoiseau e Ernest Pépin em que se identifica a presença do híbrido como elemento marcante na construção identitária antilhana. Considerando o texto híbrido como o lugar privilegiado para se interrogar os imaginários dos pertencimentos – como afirma Sherry Simon – será conferido destaque à reelaboração criativa de restos em obras dos escritores citados que dialogam com a produção do artista plástico Serge Hélénon (Martinica).

Palavras-chave: Reciclagem cultural. Identidade. Hibridismo. Crioulização

Resumen

A partir del concepto de reciclaje cultural (MOSER) se pretende reflexionar sobre la reapropriación de elementos culturales que permitan a seres desposuídos a la reinvención de su cotidiano (CERTEAU) y a la afirmación de su identidad fundamentada em el proceso de “criollización” (GLISSANT). A la luz de la lestura del mito de Babel propuesta por teóricos como Zumthor, Octavio Paz y Derrida será dado destaque al análisis de los romances de autores del Caribe de lengua francesa, Patrick Chamoiseau y Ernest Pépin em que se identifica la presencia del híbrido como elemento marcante en la construcción identitaria antilhana. Considerando el texto híbrido como el lugar privilegiado para interrogar los imaginarios de pertenecimientos – como afirma Sherry Simon – será destacada la reelaboración creativa de los restos en las obras de los escritores citados en el diálogo con la producción del artista plástico Hélénon (Martinica).

Palabras claves: Reciclaje cultural. Identidad. Hibridismo. Criollización

Abstract

From Moser’s concept of cultural recycling, this paper reflects about the re-appropriation of cultural elements that allow to dispossessed beings the reivention of their quotidian (CERTEAU) and the affirmation of their identity based on the creolization process (GLISSANT). By the light of the re-reading of Babel’s myth proposed by authors such as Zumthor, Octavio Paz and Derrida, it will given enhancement to the analysis of novels by French-Caribbean authors, Patrick Chamoiseau and Ernest Pépin in which is identified the presence of the hybrid as a remarkable element in the construction of the Antillean identity. According to Sherry Simon, the hybrid text is considered as the locus for to interrogate the imaginary of belongings and thus, it will conferred prominence to the creative re-elaboration of the rests in works by the summoned authors who dialogue with Martinican plastic artist Serge Hélénon.

Keywords: Cultural recycling. Identity. Hybridism. Creolization

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Comment citer

Porto, M. B. (2014). POÉTICAS DOS RESTOS E RECICLAGEM CULTURAL EM PRODUÇÕES ANTILHANAS. Revista Brasileira Do Caribe. Consulté à l’adresse http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/2916

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