Sobre a Revista

A Revista Brasileira do Caribe não cobra custos de processamento e nem de submissão de artigos.

Foco e Escopo

A Revista Brasleira do Caribe tem como foco o estudo das culturas Afro-Americanas na sua relação com outras culturas e com suas matrizes africanas. A missão da revista está orientada pela compreensão da relação Brasil/Caribe. 

Temáticas:  Estudos Caribenhos Multidisciplinares; Relação Brasil/Caribe; Conexões Culturais Afro-Americanas

Diretrizes para os autores

IDIOMAS:  artigos inéditos em português, espanhol, francês ou inglês.

TIPOS DE TRABALHO PUBLICADO: Artigos inéditos que abordem estudos multidisciplinares do Caribe, das conexiones Afro Atlánticas e especialmente as do Brasil com o Caribe.

Resenhas críticas sobre obra publicada nos últimos dois anos cujo conteúdo se relacione com o Caribe;

Entrevistas com personalidades de grande expressão historiografia caribenha;

Documentos, repertórios, inventários etc que possam interessar aos pesquisadores caribenhos.

FORMA DE APRESENTAÇÃO

Os artigos serão enviados em formato microsoft word for windows, espaçamento entre linhas 1,5, margens de 2,5cm, fonte Times New Roman 12, parágrafo justificado, contato via e-mail. Deverá vir acompanhado de um breve currículo do autor, incluindo instituição onde trabalha, endereço, telefone  e-mail para contatos. Os artigos deverão ainda ser acompanhados de um abstract em inglês com não menos de três palavras-chave e outro no idioma original também com as palavras-chave. O resumo em português é obrigatório, no caso de estrangeiros será providenciado pelo conselho editorial da Revista. As imagens, fotos, quadros, deverão ser enviados em arquivo independente e com resolução que permita ser trabalhadas e adaptadas ao formato da revista.

A extensão dos artigos deverá ser entre 12 a 20 páginas, e a das resenhas  entre 3 e 7 páginas, todas no formato  acima especificado e o resumo (abstract) em torno de 10 (dez) linhas.

Todos os textos deverão obedecer ao padrão normativo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para apresentação de trabalhos científicos, sobretudo no que se refere às citações, referências e notas.

Os autores, em citações textuais ou não, deverão ser colocados dentro do texto entre parêntesis (Sobrenome do Autor em maiúsculas, ano de publicação da obra, páginas mencionadas) Exemplo: (GLISSANT, 2001, p. 35-40) e referenciados completos na bibliografia ao final do artigo. Diferentes textos de um mesmo autor num mesmo ano deverão ser diferenciados com uma letra após a data, a partir da letra a.

As citações no corpo do texto, com menos de 5 linhas, devem vir transcritas entre aspas duplas, com o mesmo tipo e tamanho da letra do texto. Com mais de 5 linhas devem ser transcritas em parágrafo distinto, em corpo 10 normal, com recuo à esquerda, espaço simples  e sem aspas, ainda que, atendendo ao perfil da revista publicada em dois idiomas, o conselho editorial se reserva o direito à utilizar também a itálica nos casos de uso de idioma diferente ao original do artigo. As citas dentro do texto deverão seguir o seguinte exemplo (Autor, data, número das páginas revisadas). Exemplo (CASTILLO, 1940, p.18)

Notas de Fim do artigo: breves sucintas e claras, apenas de esclarecimentos ou explicativas. As referências bibliográficas não são consideradas notas.

Bibliografia: deve contemplar as obras efetivamente citadas e referenciadas ao longo do artigo e nas notas do fim de texto, bem como apresentar indicações completas conforme os modelos abaixo: Sobrenome do autor, nome do autor. Titulo e subtítulo do livro em itálico. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

Capítulo de coletânea: Sobrenome, nome do autor.Título do capítulo entre aspas duplas. In: sobrenome e nome do organizador ou editor. Título da coletânea em itálica. Local: Editora, ano de publicação, páginas inicial e final do artigo.  Artigo de revistas ou periódicos: Sobrenome e nome do autor. Titulo do artigo entre aspas duplas. Título do periódico/revista em itálico. Local de publicação, número do volume, número do fascículo, data da publicação.

A Revista possui um conselho editorial que garante a qualidade da revisão e padronização nas diferentes línguas dos artigos recebidos.

Para facilitar a consulta sobre os autores e adequar-se ao formato da revista temos criado uma seção sobre os autores, incorporada ao corpo da revista, anunciada no Sumário (Abstract), que contém um mini currículo e o e-mail do autor para facilitar o contato dos leitores.

Contatos: caribe.revista@ufma.br

Editora: isabel.ibarra@ufma.br