OGUM, ORFEU E ANASTÁCIA: a Escola de Música e Dança Didá

Autores/as

  • Manuela Borges Instituto de Investigação Científica Tropical

Palabras clave:

Identidade, Escola de Musica e Sança Didá, Cultura afrodescendente

Resumen

Ao longo da história, os negros brasileiros celebraram continuamente sua africanidade ou negritude, mas só recentemente os negros de Salvador (Bahia) o puderam fazer abertamente. As aspirações de mudanças no estatuto social dos negros e mestiços e de redefinição de sua identidade social aumentaram na década de 1970 com um movimento de resistência e/ou integração dos afro-brasileiros na economia e sociedade nacional. Contudo, dentro desse movimento as questões de gênero eclodem e, assim, a Escola de Música e Dança Didá por meio de ações afirmativas desafia preconceitos e capacita meninas e mulheres negras no usufruto de sua cidadania.

Palavras-chave: Identidade. Diáspora africana. Gênero. Escola de Música e Dança Didá

Resumen

A lo largo de la historia, los negros brasileños celebraron contínuamente su africanidad o negritud, pero sólo recientemente los negros de Salvador (Bahía) lo pudieron hacer abiertamente. Las aspiraciones a cambios en el estatuto social de negros y mestizos y de redefinición de su identidad social aumentaron en la década de 1970 con un movimiento de resistencia y/o integración de afro-brasileños en la economía y sociedad nacionales. Con todo dentro de ese movimiento las cuestiones de género se manifiestan y, así, la Escuela de Música y Danza Didá, por medio de acciones afirmativas, desafía los prejuicios y capacita a las niñas y mujeres negras en el usufructo de su ciudadanía.

Palabras claves: Diáspora africana. Género. Escola de Música y Danza Didá

Abstract

Through History, the Brazilian blacks have celebrated endlessly their africanity or their blackness, but only recently, the blacks from Salvador (Bahia, Brazil) could do it openly. The aspirations for changes in the social estatute of the blacks and the persons of mixed races as well as that ones for redefinition of their social identity increased in the 1970’s with a Black Movement for the resistance and/or integration of the black people into the national economy or society. However, within this movement the questions of gender eclode and thus, the Didá’s School of Music and Dance, through affirmative actions, defies prejudices and allows that black girls and women can acquire entirely their citizenship.

Keywords: Identity. Diaspora. Gender. Didá’s Scholl of Music and Dance

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Cómo citar

Borges, M. (2014). OGUM, ORFEU E ANASTÁCIA: a Escola de Música e Dança Didá. Revista Brasileira Do Caribe. Recuperado a partir de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/2921

Número

Sección

Artigos