VIDA DE ARTISTA: imagens fugidias
Palavras-chave:
Narrativa, Iconografia, Atanazio Ferreira Santos, MemoriaResumo
Trata-se da estória de Atanázio Ferreira Santos, ex-escravo brasileiro nascido por volta de 1860. Foi artista de circo nas primeiras décadas do século XX e benzedor nos anos setenta. O foco do artigo está no instante decisivo que o estimulou a contar sua trajetória de toureiro, a partir da revelação de fotos antigas que guardava. A narrativa se desenvolve em três tempos: o circo; a revelação da estória; e a releitura desse acontecimento, pela narradora.
Palavras-chave: Memória. Narrativa. História Oral. Iconografia. História de Vida
Resumen
Se trata de la narración de Atanázio Ferreira Santos, ex esclavo brasileño nacido alrededor de 1860. Fue artista de circo en las primeiras décadas del siglo XX y se dedicaba a bendecir en los años setenta. El núcleo del artículo está en el instante decisivo que lo estimuló a contar su trayectoria de toreno, a partir de la revelación de fotos antiguas que guardaba. La narrativa se desarrolla en tres tiempos: el circo; la revelación de la historia y la relectura del acontecimiento por la narradora.
Palabras claves: Memoria. Narrativa. Historia Oral. Iconografía. Historia de Vida
Abstract
This paper reports on the Atanazio Ferreira Santos’ story, a former Brazilian slave, born around the 1860’s. The focus in the article is the decisive instant that have stimulated him to tell his journey as a toreador, from the discover of the old pictures kept by him. The narrative flows in three times: the circus, the interview, and the re-reading of this happening by the narrator.
Keywords: Memory. Narrative. Oral History. Iconography. Lifetime Story
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais Revista Brasileira do CaribeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.