Sobre a Revista

Periódico ligado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Maranhão (PGLetras-UFMA).

Missão: Destina-se à publicação de trabalhos científicos e culturais produzidos por pesquisadores, docentes e discentes ligados a programas de pós-graduação da UFMA e de outras instituições de ensino.

ISSN 2177-8868

Periodicidade: Semestral

Qualis/CAPES (2017-2020): B2

Notícias

[CHAMADA] Língua Brasileira de Sinais: interfaces com a linguística, o ensino e a literatura

2024-08-02

A Língua Brasileira de Sinais é uma língua natural com toda complexidade que traz em seu bojo, os sistemas linguísticos que servem à comunicação. É uma língua de modalidade visual-espacial, em que os sinais são articulados por meio das mãos e do corpo, em um espaço que pode ser neutro ou ancorado ao corpo, sendo a visão o canal de recepção para os surdos e ensur decidos. Para os surdocegos, a comunicação ocorre por meio do tato, sendo então, um mecanismo de acessibilidade. Nesta edição da Revista Littera, o destaque é dado aos estudos da Libras e sua relação com a linguística, o ensino e a literatura. O objetivo é promover espaços de discussão e análise que abordem a Libras sob diferentes perspectivas, estabelecendo conexões entre teorias e práticas. Este volume oferece a oportunidade de compartilhar investigações, estudos e reflexões que possam contribuir para a formação docente, bem como para o suporte à acessibilidade e à inclusão nos cursos de Letras, de modo geral, principalmente o de Letras Libras e Letras Libras Português Ead.

Saiba mais sobre [CHAMADA] Língua Brasileira de Sinais: interfaces com a linguística, o ensino e a literatura

Edição Atual

v. 15 n. 29 (2024): Linguística e Literatura na Formação de Professores: teorias e práticas construídas nos cursos de Letras
					Visualizar v. 15 n. 29 (2024):  Linguística e Literatura na Formação de Professores: teorias e práticas construídas nos cursos de Letras

Nesta edição da Littera, o foco volta-se para estudos linguísticos e/ou literários mobilizados na formação de professores de línguas, volta-se para a discussão sobre as diferentes abordagens teóricas e sobre práticas de ensino que acontecem no curso de Letras, enquanto espaço institucional e social empenhado em formar profissionais para atuarem como professores que circulam entre diferentes modos de estudar a linguagem e suas manifestações; professores que veem o fazer docente como uma atividade dinâmica e cheia de desafios sobre o sentido de aprender e ensinar, sobre aprender para ensinar, sobre aprender ao ensinar. O curso de Letras com suas atividades de ensino, pesquisa, extensão é terreno fértil para uma investigação desses desafios, para debate sobre teorias linguísticas, teorias literárias, formação de professor, sobre metodologias de ensino em diferentes níveis da educação.

Um segundo foco desta edição refere-se à homenagem ao curso de Letras da Universidade Federal do Maranhão que completou no ano de 2023 setenta anos de fundação. São décadas formando professores, investindo em produção e divulgação de pesquisas científicas, contribuindo para o fortalecimento da universidade e da pós-graduação. 

Publicado: 2024-03-16

Edição completa

Ficha Técnica

Apresentação

LETRAS - UFMA - 70 anos

  • Revista Littera em foco linha do tempo e diálogos para o nascimento e a continuidade

    Katia Cilene Ferreira França, Aline Kananda Matias Silva, Rafaela Freitas Silva
    DOI: https://doi.org/10.18764/2177-8868v15n29.2024.1
  • “A memória de nós” a pesquisa do Grupo em Lírica Brasileira Contemporânea no contexto do curso de Letras da UFMA

    Gabriela de Santana Oliveira, Rafael Campos Quevedo, Fernanda Castro de Souza Abreu
    DOI: https://doi.org/10.18764/2177-8868v15n29.2024.2
  • Setenta anos do curso de Letras da UFMA entre margens, possibilidades e rupturas

    Danielle Ferreira Costa
    DOI: https://doi.org/10.18764/2177-8868v15n29.2024.3

Artigos

  • Da gramática à gramaticalização o ponto onde a Linguística toca a leitura do texto literário

    Maria Regina Coelho Costa Moraes, Sonia Maria Correa Pereira Mugschl
    DOI: https://doi.org/10.18764/2177-8868v15n29.2024.4
  • A produção do gênero artigo de opinião na escola desenvolvendo as capacidades de linguagem

    Paulo da Silva Lima, Alex de Castro Costa
    DOI: https://doi.org/10.18764/2177-8868v15n29.2024.5
  • Marcas da língua inglesa em nomes próprios adotados no Brasil breves considerações sob um olhar bakthiniano

    Luciana Cavalcante, Suzana Maria Lucas Santos
    DOI: https://doi.org/10.18764/2177-8868v15n29.2024.6
  • Um diálogo literário entre a comédia de Martins Pena e O Riso Redentor, de Peter Berger

    José Henrique de Paula Borralho, Luzilene Nunes de Sousa
    DOI: https://doi.org/10.18764/2177-8868v15n29.2024.7
  • Vozes Insubmissas uma subversão dos papéis sociais da mulher nos contos de Margarida Montejano

    Gabriela Lages Veloso, Rita de Cássia Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.18764/2177-8868v15n29.2024.8
  • O Mito de Apolo e Dafne em confluência com os aspectos da poesia árcade no soneto XIII de Cláudio Manoel da Costa

    Isabella do Amaral Martins, Thaisa Viegas de Pinho, Millena Chaves Fortes
    DOI: https://doi.org/10.18764/2177-8868v15n29.2024.9

Resenha

  • Um mar de vidro e de emoções VELOSO, Gabriela Lages. O mar de vidro. Belo Horizonte: Caravana, 2023

    José Neres
    DOI: https://doi.org/10.18764/2177-8868v15n29.2024.10
  • Sóis e liberdade Halodomira, de Carvalho Marques

    Luciana Gonçalves Barros, Maria Aracy Bonfim
    DOI: https://doi.org/10.18764/2177-8868v15n29.2024.11
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Os trabalhos devem ser inéditos. Além de artigos científicos, admite a publicação de resenhas de obras recentes (de no máximo dois anos) e entrevistas.

Qualis CAPES (Quadriênio 2017-2020) B2 Linguística e Literatura, Interdisciplinar.