A PRÁTICA DA PESQUISA HISTÓRICA E O USO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA O RECONHECIMENTO DO TERRITÓRIO DA COMUNIDADE QUILOMBOLA KULUMBU DO PATUAZINHO NA FRONTEIRA FRANCO-BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-1033v5n12.2022.22

Palavras-chave:

história, fronteira franco-brasileira, território, migrações Maranhão-Amapá, quilombo

Resumo

Especificamente nas fronteiras entre Brasil e Guiana Francesa, onde está localizado o município de Oiapoque, no estado do Amapá, destaca-se a presença de comunidades negras invisibilizadas que procuram reconstituir a história da ocupação do território onde vivem como forma de luta, em decorrência dos conflitos de terra com a sociedade envolvente. Neste artigo apresentamos um relato de experiência de historiadores em campo e o uso de metodologias alternativas, com o objetivo de contribuir com o registro de informações acerca da história do território da comunidade quilombola Kulumbu do Patuazinho, formada no processo de migração de um núcleo familiar do estado do Maranhão para o estado do Amapá. Como resultado, a prática da pesquisa histórica permitiu a experimentação de metodologias alternativas e geração de fontes por meio da oralidade e descrições etnográficas. Assim, entendemos que é por meio da oralidade, do cotidiano, das memórias e dos lugares que os quilombolas constroem suas histórias acerca da ocupação do território na fronteira franco-brasileira.

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Biografia do Autor

Jelly Juliane Souza de Lima, Universidade Federal do Maranhão

Jelly Juliane Souza de Lima é graduada História (licenciatura) pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP, 2013), mestra em Arqueologia pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2017). Atualmente é doutoranda em História e Conexões Atlânticas: culturas e poderes (linha de concentração em linguagens, religiosidades e culturas) pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Entre 2016 e 2017 foi Gerente Operacional do Núcleo de Arqueologia do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA). É docente colaboradora no curso de História Licenciatura da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), desenvolvendo projetos de pesquisa, ensino, extensão e orientações de discentes. Atua na área da Arqueologia, com os seguintes focos: Arqueologia pré-colonial, Arqueologia Histórica, Arqueologia colaborativa em comunidades e Educação Patrimonial. Já na área da História, tem foco em: Ensino de História, História da Educação no Brasil e Amapá, Pesquisa documental, Memória institucional,, territórios e comunidades quilombolas/indígenas/tradicionais, representações sociais, etnicidade, etnogênese, território e antropologia histórica, História das Guianas e do Cabo Norte (XVIII-XIX). É sócia de associações científicas como: a Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB), Sociedade Brasileira de Estudos dos Oitocentos (SEO) e Associação Brasileira de História Oral (ABHO). Participa dos GTs de: Acervo da SAB e História ambiental (ANPUH).

Avelino Gambim Júnior, Universidade Federal do Maranhão

Doutorando em História e Conexões Atlânticas: culturas e poderes (linha de concentração em linguagens, religiosidades e culturas) pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestre em Arqueologia (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Arqueologia do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGArq/UFRJ). Graduado em História Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010). Licenciatura em História na Faculdade IBRA (2020). Pós-graduação em Educação: Ensino de História no Instituto INE (2021). Foi bolsista estagiário no Núcleo de Pesquisas Arqueológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NuPArq/UFRGS) entre 2006 a 2011 (hoje é pesquisador associado no referido núcleo de pesquisas). Foi arqueólogo de campo e laboratório pela Documento Arqueologia e Antropologia entre 2011 a 2012. Entre 2012 e 2013 foi pesquisador técnico em arqueologia no Núcleo de Pesquisa Arqueológica do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (NuPArq/IEPA). Foi gerente de pesquisas arqueológicas no NuPArq/IEPA entre 2015 e 2017. Professor do curso de História na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) desde 2017 (hoje professor e orientador externo/colaborador). Arqueólogo colaborador no Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas do Amapá da Universidade Federal do Amapá (CEPAP/UNIFAP) desde 2016. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia Pré-colonial, colonial e pós colonial, atuando na área de História Indígena, e com os seguintes temas: Arqueologia Amazônica, Arqueologia na foz do Amazonas, Bioarqueologia Social, Arqueologia da Morte, Etnologia Ameríndia, Estudos de Cerâmica Arqueológica, Educação Patrimonial, Arqueologia Pública, Arqueologia Colaborativa, Educação Ambiental, História Amazônica, Estudos Sobre Comunidades Quilombolas e Mocambos, Estudos Interdisciplinares de Cultura Material, Estudos interdisciplinares sobre Práticas Funerárias, Arqueologia Histórica, História da América Contemporânea, História da América Antiga e Colonial e dos Encontros Coloniais, Historiografia Brasileira, História Ambiental, Prática Pedagógica em Arqueologia e História Antiga, Práticas Pedagógicas em Educação Patrimonial e Educação Ambiental, Oficinas Pedagógicas Extensionistas em Educação Ambiental. Desenvolve projetos de pesquisa acadêmica em arqueologia , e em estudos interdisciplinares em História Social. Desenvolve projetos e participa de projetos de arqueologia contratada no âmbito do licenciamento ambiental. É sócio de associações científicas como: a Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB), Associação Nacional de História (ANPUH) e Society for American Archaeology (SAA). Participa do GT de Acervos da SAB.

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Publicado

2022-05-03

Como Citar

Lima, J. J. S. de, & Gambim Júnior, A. (2022). A PRÁTICA DA PESQUISA HISTÓRICA E O USO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA O RECONHECIMENTO DO TERRITÓRIO DA COMUNIDADE QUILOMBOLA KULUMBU DO PATUAZINHO NA FRONTEIRA FRANCO-BRASILEIRA. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 5(12). https://doi.org/10.18764/2595-1033v5n12.2022.22

Edição

Seção

Relatos de Experiências