REFLEXÕES DAS FORMAS PARA UMA CONCEPÇÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR ANTIRRACISTA E AFROCENTRADA

Sociedade, cultura e forma racismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-1033v5n13.2022.26

Palavras-chave:

sociedade, cultura, forma racismo, educação, afrocentricidade

Resumo

O presente texto tem como objetivo discutir a forma racismo e seus desdobramentos acerca dos conceitos de sociedade e cultura, assim como os fragmentos de violência marcantes, a fim de trazer um debate na área epistemológica da educação das relações étnico-raciais no Brasil e promover concepções filosóficas nas instituições educacionais. A partir de alguns questionamentos “Qual o conceito de cultura e sociedade? Quais suas implicações?”, “A forma racismo se relaciona a estes conceitos?” e “É possível nos direcionarmos as epistemes da população negra?” será produzido uma (in)reflexão teórica propondo auxiliar na construção de uma escola afrocentrada na contemporaneidade. Promover múltiplas perspectivas nas questões étnico-raciais, que estejam dispostas a reflexão e autocritica constantemente, se torna vital para um avanço na episteme da população negra, assim caminhando numa luta antirracista.

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Biografia do Autor

Marcos Borges dos Santos Júnior, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Estudante de Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

2022-12-20

Como Citar

Santos Júnior, M. B. dos. (2022). REFLEXÕES DAS FORMAS PARA UMA CONCEPÇÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR ANTIRRACISTA E AFROCENTRADA: Sociedade, cultura e forma racismo. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 5(13), 45–67. https://doi.org/10.18764/2595-1033v5n13.2022.26