EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA UMA PRÁTICA PARA TODOS/A, UM COMPROMISSO AINDA DE POUCOS/AS

Autores

  • Lucimar Rosa Dias Universidade Federal do Paraná
  • Valeria Pereira da Silva Universidade Federal do Paraná
  • Sandra Aparecida da Silva Rede Estadual de Educação do Paraná
  • Ranna Emanuelle de Almeida Universidade Federal do Paraná

Resumo

ANTI-RACIST EDUCATION A PRACTICE FOR ALL, A COMMITMENT STILL DISPLAYED BY FEW

 

EDUCACIÓN ANTIRRACISTA UNA PRÁCTICA PARA TODOS, UN COMPROMISO AÚN PARA UNOS POCOS

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir questões presentes na experiência desenvolvida em uma oficina por meio remoto intitulada: “Reflexões e Práticas para a Construção de uma Educação Antirracista” realizada por membras do Grupo ErêYá durante a 2ª edição do Seminário Convivência/UFPR em agosto de 2020. Ela tratou do conceito de educação antirracista e de práticas para (re)educação das relações étnico-raciais (ERER) e a construção de ambientes livres de racismo provocando reflexões sobre sua manifestação nas várias instâncias da vida, sejam elas judiciárias, escolares, familiares ou religiosas. Para isso recorremos a produção teórica de Carneiro (2005), Gomes (2005), Munanga (2004) Pereira e Dias (2019). Participaram cerca de 200 pessoas, entre profissionais da educação e comunidade em geral, e foi realizada pela plataforma digital Zoom com intervenção pelo chat. Foram discutidos alguns conceitos relativos a ERER seguida de práticas e avaliação da experiência. Muitos/as participantes compartilharam dores causadas pelo racismo e estratégias de resistência e existência. Demonstraram interesse para discutir registrando em palavras-chave suas emoções ao concluírem a oficina. Gratidão, reflexão, sabedoria, representatividade, aprendizado, esperançar, conhecimento, novas percepções, luta foram algumas citadas. Uma parte das pessoas sinalizaram que a oficina ampliou seus conhecimentos e outras que era a primeira vez que participava de um estudo com essa envergadura, o que nos indica a importância deste tema estar presente em diferentes seminários. Concluímos que esta atividade possibilita a ruptura na narrativa de subalternidade e escravização quando se trata da população negra, trazendo histórias de resistência e potência de povos negros e indígenas.

Palavras-Chave: Educação Antirracista. Grupo ErêYá. Oficina Pedagógica.

 

Abstract

This article aims to reaffirm the need for anti-racist education by presenting a practice developed in a remote workshop entitled: “Reflections and Practices for the Construction of Anti-Racist Education” carried out by members of the ErêYá Group during the 2nd edition of Coexistence-related training Seminar / UFPR in August 2020. The concept of anti-racist education, practices for (re) education of ethnic-racial relations (ERER) and the construction of racism-free environments were treated thus provoking reflections on its manifestation in the various instances of life, be they judicial, school, family or religious. The theoretical production of Carneiro (2005), Gomes (2005), Munanga (2004) Pereira and Dias (2019) was used. There were around 200 anttendees in this event, including education professionals and the community in general. The Seminar was carried out through a digital platform with intervention via chat and presentation of important concepts for ERER followed by the development of practices and experience evaluation. Many participants shared pain caused by racism and strategies for resistance and existence. They showed interest and flexibility to discuss registering emotions using keywords such as gratitude, reflection, wisdom, representation, learning, hope, knowledge, new perceptions, and struggle. This activity was done at the end of the workshop. The need to address this issue is evident. Some participants indicated that the workshop expanded their knowledge and others said it was the first time ever participating in a study of this magnitude with ERER. A possible rupture in the narrative of subordination and enslavement was presented by bringing stories from the black and indigenous peoples which were well accepted by the attendees.

Keywords: Anti-racist Education. Team ErêYá.  Pedagogical Workshop.

Resumem

Este artículo tiene como objetivo reafirmar la necesidad de la educación antirracista presentando una práctica desarrollada en un taller a distancia titulado: “Reflexiones y prácticas para la construcción de la educación antirracista” realizado por miembros del Grupo ErêYá durante la 2ª edición del Seminario Convivência / UFPR en agosto de 2020. Abordó el concepto de educación y prácticas antirracistas para la (re) educación de las relaciones étnico-raciales (ERER) y la construcción de entornos libres de racismo, provocando reflexiones sobre su manifestación en las distintas instancias de la vida, sean judiciales , escuela, familia o religiosa. Para ello utilizamos la producción teórica de Carneiro (2005), Gomes (2005), Munanga (2004) Pereira y Dias (2019). Participaron unas 200 personas, entre profesionales de la educación y la comunidad en general, y se llevó a cabo a través de una plataforma digital con intervención vía chat y presentación de conceptos importantes para ERER seguido del desarrollo de prácticas y evaluación de experiencias. Muchos participantes compartieron el dolor causado por el racismo y las estrategias de resistencia y existencia; Mostraron interés y flexibilidad para discutir el registro de sus emociones en palabras clave al finalizar el taller, tales como: gratitud, reflexión, sabiduría, representación, aprendizaje, esperanza, conocimiento, nuevas percepciones, lucha. La necesidad de abordar este tema es evidente, pues parte de las personas indicaron que el taller amplió sus conocimientos y otras que fue la primera vez que participaron en un estudio de esta magnitud con ERER. Presentamos una posibilidad de ruptura en la narrativa de subordinación, esclavitud, trayendo otras histórias de los pueblos negros e indígenas y fueron bien aceptadas por los estudiantes.

Palabras clave: Educación antirracista. Grupo ErêYá. Taller Pedagógico. Enseñanza remota.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucimar Rosa Dias, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação

Universidade Federal do Paraná

Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação para as Relações Étnico-raciais ErêYá

Referências

ARENA, Dagoberto Buim, LOPES, Naiane Rufino. PNBE 2010: personagens negros como protagonistas. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.4 [cited 2021-04-21], pp.1147-1173. Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362013000400008&lng=en&nrm=iso>. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/S2175-62362013000400008.

ASSIS. Liliana Cotinho de. Referentes político-normativos de cumprimento dos artigos 26- a e 79-b da Lei de Diretrizes e Bases: uma pauta para a igualdade racial nas escolas. 2018. 156 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação das relações étnico-raciais. Parecer CNE/CP 003/2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cnecp_003.pdf Acesso em: 16 de Ago. 2020.

BRASIL. Lei nº 12.288. Estatuto da Igualdade Racial. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12288.htm Acesso em: 16 Ago. 2020.

CARDOSO. Cintia. Branquitude na educação infantil: um estudo sobre a educação das relações étnico-raciais em uma unidade educativa do município de Florianópolis. 2018. 190 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018.

CARMO, Ildete Batista do. Com quem eu me pareço? A construção da identidade étnico-racial na educação infantil. XV EDUCERE. 2015, PUCPRess - Editora Universitária Champagnat. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/20085_10096.pdf. Acesso em 20 Abr. 2021.

CARNEIRO, Aparecida Sueli; FISCHMANN, Roseli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. 2005.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

DIAS, Lucimar Rosa. No fio do horizonte: educadoras da primeira infância e o combate ao

racismo. 2007. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade

de São Paulo, São Paulo, 2007.

DIAS, Lucimar Rosa, BATISTA, Clarice Martins de Souza (orgs). Reflexões e experiências na construção de uma educação antirracista no contexto do grupo de estudos e pesquisas ErêYá. Curitiba -PR: Brazil Publishing, 2019

GOMES, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In: BRASIL. Educação Anti-racista: caminhos abertos pela Lei federal nº 10.639/03. Brasília, MEC, Secretaria de educação continuada e alfabetização e diversidade, 2005.

MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. In: Programa de educação sobre o negro na sociedade brasileira [S.l: s.n.], [2004?]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 16 Ago.2020.

PEREIRA, Sara da Silva. A Literatura Infantil de Temática da Cultura Africana e Afro -Brasileira, com a palavra as crianças: “Eu So Peta, tenho cacho, so linda, ó!”. 2019. 208 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019.

PEREIRA, Sara da Silva, DIAS, Lucimar Rosa. A (re) educação das relações étnico-raciais: algumas considerações. In: DIAS, Lucimar Rosa, BATISTA, Clarice Martins de Souza (orgs). Reflexões e experiências na construção de uma educação antirracista no contexto do grupo de estudos e pesquisas ErêYá. Curitiba -PR: Brazil Publishing, 2019.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinariedade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

Downloads

Publicado

2021-11-18

Como Citar

Dias, L. R., Silva, V. P. da, Silva, S. A. da, & Almeida, R. E. de. (2021). EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA UMA PRÁTICA PARA TODOS/A, UM COMPROMISSO AINDA DE POUCOS/AS. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 4(11). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/17602

Edição

Seção

Artigos