PESQUISA ANCESTRAL: as rotas poéticas da capoeira e do negro no Brasil

Autores

  • Cristian Emanoel Ericeira Lopes

Resumo

ANCESTRAL RESEARCH:

the poetic routes of capoeira and black in Brasil

 

 INVESTIGACIÓN  ANCESTRAL:

las rutas poéticas de la capoeira y el negro em Brasil

 

Cristian Emanoel Ericeira Lopes

Graduado em Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-brasileiros - ericeiralpz@gmail.com

 

 

 

Resumo

Pretendo, neste artigo, analisar os elementos que compõem a arte da capoeira, destacando a importância das músicas dessa modalidade como fonte historiográfica na formação social, em especial para apresentar o processo histórico da luta da população negra no Brasil.  Serão analisados alguns cantos de capoeira que contam os episódios protagonizados por homens e mulheres que lutaram por sua liberdade, atribuindo valores positivos a esses sujeitos que, quando não esquecidos ou apagados, são relegados a espaços de subalternidade na narrativa hegemônica. Entende-se, portanto, que a perspectiva proposta é necessária para compreender como funcionam as estruturas da sociedade e, a partir disso, questioná-las e reivindicar os espaços de destaque que a capoeira deve ter na sociedade brasileira. A partir da apreciação desses cantos, toques e fundamentos procurarei fazer a associação das narrativas entoadas nas rodas de capoeira com temas relevantes para nosso povo. Para tanto pretendo usar uma abordagem pedagógica e lúdica tendo um terreno fértil para abrir o debate da educação das relações étnico-raciais.

 Palavras-chave: Artes. Capoeira. Educação das Relações Étnico-raciais. Identidade Negra.

 

Resume

In this article, we intend to analyze the elements that make up the art of capoeira, highlighting the importance of music of this modadlity as a historiographical source in social formation, especially to present the historical process of struggle for the black population in Brazil. Some capoeira songs that contaminate the actors led by men and women who fight for their freedom will be analyzed, attributing positive values to these subjects who, when not forgotten or erased, are relegated to spaces of subordination in the hegemonic narrative. It is understood, therefore, that a prospective proposal is necessary to understand how the structures of society and, from that, questions and claims the prominent spaces that capoeira must have in Brazilian society. A move away from appreciating these songs, touches and fundamentals will seek to make an association of narratives sung in the capoeira circles with themes relevant to our people. To do so, use a pedagogical and musical approach that has an ideal ground to open or debate the education of ethnic relations.

Keywords: Arts. Capoeira. Education of Ethnic-racial Relations. Black Identity.

 

Resumen

En este artículo, pretendemos analizar los elementos que componen el arte de la capoeira, destacando la importancia de la música de esta ciudad como fuente historiográfica en la formación social, especialmente para presentar el proceso histórico de lucha por la población negra en Brasil. Se analizarán algunas canciones de capoeira que contaminan a los actores liderados por hombres y mujeres que luchan por su libertad, atribuyendo valores positivos a estos sujetos que, cuando no se olvidan o borran, quedan relegados a espacios de subordinación en la narrativa hegemónica. Se entiende, por lo tanto, que es necesaria una propuesta prospectiva para comprender cómo las estructuras de la sociedad y, a partir de eso, cuestiona y reclama los espacios prominentes que la capoeira debe tener en la sociedad brasileña. Un paso más allá de apreciar estas canciones, toques y fundamentos buscará hacer una asociación de narraciones cantadas en círculos de capoeira con temas relevantes para nuestra gente. Para hacerlo, utilice un enfoque pedagógico y musical que tenga un terreno ideal para abrir o debatir la educación de las relaciones étnicas.

Palabras clave: Artes. Capoeira Educación de las relaciones étnico-raciales. Identidad negra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristian Emanoel Ericeira Lopes

Graduado em Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-brasileiros

Referências

ABIB. Pedro Rodolpho Jungers. Capoeira angola:cultura popular e o jogo dos saberes na roda. Tese de Doutorado em Ciencias Sociais aplicadas á Educação. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 200. Disponivel em:<http://www.geocities.ws/capoeiranomade2/Capoeira angola cultura popular e jogo dos saberes na roda-Pedro Abib.pdf>. Acesso em: 20 junho de 2020.

ARAUJO Angela Maris Murillo, RODRIGUES Jéssica Camila Ramos, & GALVÃO Zenaide. (agosto de 2010). CAPOEIRA: O CORPO HISTORIADO RAÍZES AFRICANAS E ORIGENS BRASILEIRAS.Fonte: /www.gpef.fe.usp.br: http://www.gpef.fe.usp.br/semef2010/7-relato-Angela-Maris.pdf> Acesso em:18 de junho 2020.

ASSUNÇÂO, M.R. (2008). Da “destreza do mestiço” á “ginastica nacional”. Narrativas nacionalistas sobre a capoeira. Revista Contemporânea de Antropologia. Niterói, n.24, p. 19- 40,1.

BAMBA, Mestre. Fundamentos: Textos sobre a história e fundamentos da Capoeira. São Luis: valdira LIVRO.indd. 2010

BAQUAQUA, Mahommah Gardo. Biografia de Mahommah Gardo Baquaqua: um Nativo de Zoogoo, no interior da África. / Tradução: Lucianni M. Furtado. São Paulo: Uirapuru, 2017.

BRASIL. Minitsério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasilia, DF: jul. 2004ª. Disponível em: <http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=66049>. Acesso em: 23 de Abril de 2019.

_______. Minitsério da Educação. História e Cultura Africana e Afro-brasileira na Educação Infantil. Brasilia: Secretaria de Educação Cotinuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, 2014.

_______. Lei n° 10.639 de 9 de janiero de 2003. Diretrizes curruculares nacionais para a educação das relações etnicos-raciais e para o ensino de hstória e cutura fro-brasileira e africana. MEC/SECAD, 2005.

VARGAS, ANtônio. Capoeira, identidade e expressão na medida do impossível. Rio de Janeiro, 27 de agosto, 2013.You Tube:Tedex Talks. Disponível em: https: //www.youtube.com/watch?v=tpj21QafGVU&feature=youtu.be

COLUMÀ, J. F., Chaves, S. F., & Triani, F. da S. (2017). A representação do malandro, capoeira e trabalhador nas músicas de samba das décadas de 1930 a 1950 no Brasil. Conexões, 15(2), 187-199. Disponivel em:

FILHO, Benedito Souza. Entre dois Mundos: escravidão e a diáspora Africana. São Luís: EDUFMA, 2013.

FLORES, Elio Chaves. Àfrica E Sertão Da Paraiba: Luanda, Aruanda. Cadernos Imbondeiro.João Pessoa, v, n, 1, out.2015

GOMES, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos presentes nos debates das reações raciais no Brasil: uma breve discussão. Educação Antirracusta – caminhos abertos pela lei federal 10.639/03. Brasilia: Coleção Educação para Todos. SECAD/MEC, 2005.

OLIVEIRA, Josivaldo Pires de. PINHEIRO, Luiz Augusto. Capoeira, Identdade e Gênero: ensaios sobre a história social da caoeira no Brasil. Salvador: EDUFBA. 2009.

LÓPEZ, Laura Cecília. O Corpo Colonial e as Políticas e Poéticas da Diáspora para Compreender as Mobilizações Afro-Latino-Americanas. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, nº 43, 2015.

MATTOS, Regina Augusto. História e Cultura Afro-brasileira. São Paulo: Contexto, 2012.

NASCIMENTO. Abdias do. O Genocídio do Negro Brasileiro: processo de um racismo mascarado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

PAKLEPPA, Richard (Dir). Mathias Assunção e Cinésio Peçanha (Mestre Cobra Mansa). Jogo de Corpo: capoeira e ancestralidade. Brasil: Mangangá Produções, 2013.

Pertussatti, Marcelo. Na roda do conhecimento: entre saberes da Capoeira e saberes da escola / Marcelo Pertussatti. 2018 215.:il. Dissertação (Mestrado) --Universidade Federal da Fronteira Sul, Programa de Pós-graduação em Educação 2018.

SCHWARCZ, Lilia Katri M. Complexo de Zé Carioca: notas sobre uma identidade

mestiça e malandra. Revista Brasileira de Ciencias Sociais, São Paulo, p. 49-63,

SOUZA, Ana Lúcia SILVA. De olho na cultura: pontos de vista afro-brasileiros. Salvador. Centro de Estudos Afro-Orientais; Brasilia: Fundação Cultural Palmares, 2005.

SILVA, César Paulo. As Ladainhas e os Corridos da Capoeira Angola: uma das formas de resistência do canto negro. 2015. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.

RÉGIS, Kátia. Relações etnicorraciais e currículos escolares: analises das teses e dissertações em educação. São Luís: EDUFMA, 2012.

REGO, Waldeloir do. Ensaio sócio-etnográfico da capoeira. Itapuã, Salvador: 1968.

YAHN, Carla Alves de Carvalho. A Mandinga Versada da Capoeira Angola. Terra Roxa e Outras terras: Revista de Estudos Literarios 17 (1), 135-145, 2009.

Downloads

Publicado

2021-03-09

Como Citar

Lopes, C. E. E. (2021). PESQUISA ANCESTRAL: as rotas poéticas da capoeira e do negro no Brasil. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 4(7). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/16396