DA EIRA À GUMA: conflito e poder nas religiões afro-brasileiras

Autores

  • Erick Angelo Reis Rosa Universidade Federal do Maranhão

Resumo

Este trabalho consiste em uma tentativa de sintetizar as experiencias e os resultados apresentados em meu trabalho de conclusão de curso, apresentado ao curso de Licenciatura Interdisciplinar em estudos africanos e afro-brasileiros na Universidade Federal do Maranhão. Este trabalho está assentado na perspectiva da sociologia do conflito, especificamente, usamos como aporte teórico Georg Simmel que nos dá as condições para refletirmos sobre a necessidade da perspectiva do conflito enquanto objeto e processo das relações. Nosso terreno de pesquisa são as religiões de matriz afro-indígena, neste trabalho em questão, estaremos em um terreiro até então sem definição de sua matriz fundante. Analisamos os conflitos presente entre os sujeitos e as hierarquias presentes na conformação organizativa entre os “pecadores” e as divindades.  Ao longo da pesquisa realizada podemos contatar a partir do referencial que adotamos que, o conflito se configura como um elemento intrínseco nas relações desempenhadas pelos sujeitos, este é acionado em diversos momentos, sejam eles destrutivos ou acionado enquanto elemento de coesão grupal.

Palavra-chave: Conflito. Hierarquia. Sociação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erick Angelo Reis Rosa, Universidade Federal do Maranhão

Formado em Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-brasileiros (UFMA). Trabalha na linha de pesquisa dos Estudos Africanos e Afro-brasileiros com enfoque nos estudos sobre Feitiçaria e sobre Filosofia Africana, onde trabalha com o recorte das desigualdades geradas pelas transformações das práticas ocidentais no continente africano realizando trabalhos também na linha dos Estudos das Religiões de Matriz africana no Brasil, onde realiza trabalhos sobre as relações sociais que são travados dentro dos espaços de culto e fora deste. Integrante do Grupo de Pesquisa Religião e Cultura Popular (GPMINA), pesquisador associado do Núcleo de Estudos, Pesquisa, Ensino e Extensão África e o Sul Global (NEÁFRICA).

Referências

ABREU, Marilande Martins. Um Olhar Sobre a tradição: relacionando campo religioso com campo intelectual. São Luís: EDUFMA, 2009.

CAPONE, Stefania. A Busca da África no Candomblé: tradição e poder no Brasil. Rio de Janeiro, Pallas: 2018.

CARNEIRO, Edison. Religiões negras. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1936. (Biblioteca de Divulgação Científica, n. 7).

__________. Os Candomblés da Bahia. Rio de Janeiro: Edições de Ouro, 1961.

CORRÊA, Norton Figueiredo. Sob o signo da ameaça: conflito, poder e feitiço nas religiões afro-brasileiras. 1998. 302f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1998.

COSTA LIMA, Vivaldo da. A Família-de-santo nos candomblés Jêje-nagô na Bahia: um Estudo das Relações intergrupais. Dissertação de mestrado apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia, 1977.

FERREIRA, Euclides Menezes. Pajelança. São Luís, 2003.

FERRETTI, Sergio. Comida Ritual em festas de Tambor de Mina no Maranhão. Horizonte, Belo Horizonte, v.9, n. 21, p. 242-267, abr./jun. 2011.

FERRETTI. Mundicarmo Maria Rocha. Desceu na Guma: o caboclo no tambor de mina no processo de mudança de um terreiro de São Luís – a Casa Fanti-Ashanti/MA. São Luís: SIOGE, 1993. 2. ed. revista, São Luís: EDUFMA, 2000.

JOAQUIM. Maria Salete. O Papel da Liderança Religiosa Feminina na construção da Identidade Negra. 1º edição, 2001.

LINDOSO, Gerson Carlos Pereira. Ilê Ashé Ogum Sogbô: etnografia de um terreiro de Mina em São Luís do Maranhão. São Luís: Café & Lápis; EDUFUMA; FAPEMA, 2014.

MAZOCO, Eliomar Carlos. Festas e Artesanato em terras do Espírito Santo. Rio de Janeiro: IPHAN, CNFCP, 2007.

MOTT, Tanabe Yoshiko. Caridade e Demanda: um estudo de acusação e conflito na Umbanda em Marília. Campinas,1976. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Estadual de Campinas.

PEREIRA, Bárbara Cristina. Religiões de Matriz Africana e as Relações Étnico-Raciais: estudo sobre o racismo religioso e suas manifestações. Trabalho e conclusão (graduação em Serviço Social). Universidade Federal do Maranhão, 2018.

RODRIGUES, Raimundo Ninas. Os Africanos no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1935b.

RAMOS, Arthur. As Culturas Negras no novo mundo. São Paulo: Nacional, 1937.

SILVA, Anairan Jerônimo da. O Léxico no Tambor de Mina: uma proposta de glossário da Linguagem Afro-brasileira em São Luís. 2009. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3616

SILVA, Carlos Alberto Borges da. Vale dos Orixás: estudo sobre acusação de demanda entre terreiros. – Cuiabá, UNICEN 2002.

SILVA, Anaíza Vergolino. O Tambor das Flores. Campinas, 1976. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Estadual de Campinas.

SIMMEL, George. A Natureza Sociológica do Conflito. In: Moraes Filho, Evaristo (org.). Simmel. São Paulo, Ática, 1983.

_______. Sociología: Estudios de las Formas de Socialización. Madrid: Biblioteca de la Revista de Occidente, 1976, vol. 1.

SILVA. Vagner Gonçalves da. Orixás da Metrópole. – Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

VELHO, Yvonne Maggie Alves. Guerra de Orixás: um estudo de ritual e conflito. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

VERGER. Pierre. Le cultedesvodun d’Abomeyaurait-ilétéapporté à Saint Louis de Maranhon par La mèreduroiGhézo?In: Les Afro-Americans. Dakar: IFAN, 1952, p. 60-157 (Men. IFAN 27).

________. Orixás: deuses iorubanos na África e no Novo Mundo. São Paulo: Currupio/Círculo do Livro, 1981.

________. Uma rainha africana mãe-de-santo em São Luís. São Paulo: Revista USP, n. 6, p. 151-158. Jun.-ago. 1990.

VOGEL, Arno; MELLO, Marco Antônio da Silva; BARROS, José Flávio Pessoa de. Galinha D’Angola: iniciação e identidade na cultura afro-brasileira. Rio de Janeiro: Pallas, 2012.

SODRÉ, Muniz. O Terreiro e a Cidade: a forma social negro-brasileira. Petrópolis:

Vozes, 1988.

WEBER, Max. Ecconomia y Sociedad. México: Fondo de Cultura Económica, 1969. Vol. I.

Downloads

Publicado

2021-03-09

Como Citar

Reis Rosa, E. A. (2021). DA EIRA À GUMA: conflito e poder nas religiões afro-brasileiras. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 4(7). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/15180