SAWUBONA: Aplicabilidade da lei 10639/03 e a religiosidade africana no ensino de história

Autores

  • Lavínia Alves Oliveira Universidade do Estado da Bahia
  • Juliana Sales Rodrigues

Resumo

O continente africano é rico em diversidade étnica, devido a colonização, essa pluralidade se faz presente no Brasil, resultando na constituição de uma cultura afro-brasileira, que pode ser percebida por sua vez, na religiosidade, nas cores, hábitos, e culinária, tornando-se assim  importante na construção do nosso país, contudo, sabe-se que a população negra brasileira sofre com a desigualdade racial eminente desse processo de colonização e combatê-las significa lutar contra o racismo, sendo religioso ou não. Neste contexto, a criação da Lei 10639/03, é um importante instrumento para defrontar os preconceitos e estereótipos no Ensino de História da África nos bancos escolares, que mantêm uma  estrutura eurocêntrica em seus conteúdos, assim, esta lei viabiliza uma educação combativa, reconhecendo o racismo, refletindo sobre o papel do negro na história do Brasil e a valorização da cultura africana eafro-brasileira, buscando também que se faça presente o conhecimento científico construído por pensadoras e pensadores negros. Para além disso, torna-se importante pensar no uso da lei 10639/03 no ensino de História enquanto formação docente, dentro da Universidade. Considerando o que foi exposto, este artigo trata-se de um relato de experiência sobre a criação de um recurso didático (História em quadrinhos), e por meio dele busca-se refletir sobre a aplicabilidade da lei 10.639/03 nos componentes curriculares de Laboratório de Cultura afro-brasileira e Novos Temas para o Ensino e Pesquisa Histórica do curso de Licenciatura em História da Universidade do Estado da Bahia - Campus XVIII.

Palavras-Chave: Ensino de História; Lei 10.639/03; UNEB – XVIII.

 

The African continent is rich in ethnic diversity, due to colonization, this plurality is present in Brazil, resulting in the construction of an Afro-Brazilian culture, which can be perceived in religiosity, the nuclei, habits and cuisine, becoming so important in the construction of our country, however, the black Brazilian population suffers from an eminent racial inequality because of the colonization process, fighting against it means fighting against racism, which can  be religious or not. In this context, the creation of Law 10639/03 is an important instrument to discard prejudices and stereotypes about the Teaching of African History in schools, which has maintained a Eurocentric structure in its contents, thus, this law enables a combative education, recognizing racism, reflecting on the role of black history in Brazil and on the valorization of African and Afro-Brazilian culture, also seeking to make present the scientific knowledge constructed by black thinkers. In addition, it is important to think about the use of law 10639/03 in the teaching of history for future history teachers who still are undergraduate students. This article deals with the creation of a didactic resource (Comic Strips), and through it to reflect on the application of Law 10.639 / 03 in the curricular components of Laboratory of Afro-Brazilian Culture and New Themes for Teaching and Historical Research of the History Degree Course at the State University of Bahia (UNEB) - Campus XVIII.

Key words: History teaching; Law 10.639 / 03; UNEB – XVIII.

 

El continente africano es rico en diversidad étnica, debido a la colonización, esa pluralidad se hace presente en Brasil resultando en la construcción de una cultura Afro-Brasileña, que puede ser percibida a su vez en la religión, en los colores, hábitos y costumbres alimenticias, tornándose muy importante en la construcción de nuestro país. Aun es sabido que la población negra brasileña sufre con la desigualdad racial resultante de ese proceso de colonización, y combatirlas significa luchar contra el racismo, siendo religioso o no. En este contexto, la creación de la ley 10639/031, es un instrumento importante para desarticular los preconceptos y estereotipos durante la enseñanza de la Historia Africana en las aulas escolares, las cuales mantienen una estructura eurocéntrica en sus contenidos. Así, ésta ley permite una educación combativa reconociendo el racismo, reflejando el papel de las personas de color en la historia de Brasil y valorizando la cultura africana y Afro-brasileña, buscando también que se haga presente el conocimiento científico construido por pensadoras y pensadores de color. Además, resulta importante pensar en el uso de la Ley 10639/03 en la enseñanza de Historia durante la formación docente dentro de la universidad. Considerando lo expuesto, este artículo se trata de la creación de un recurso didáctico (Historia en un cuadrado), y por medio de él se busca plasmar la ley 10.639/03 en la aplicación de los componentes curriculares del laboratorio de Cultura Afro-Brasileña y Nuevos Temas para la enseñanza y búsqueda Histórica de la carrera de Licenciatura en Historia de la Universidad del Estado de Bahia- Campus XVIII.

Palabras clave: Enseñanza de historia; ley 10.639/03; UNEB – XVIII.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lavínia Alves Oliveira, Universidade do Estado da Bahia

Graduanda em Licenciatura em História, pela Universidade do Estado da Bahia - Campus XVIII Eunápolis

Juliana Sales Rodrigues

Graduada em Licenciatura em História - pela Universidade do Estado da Bahia - Campus XVIII Eunápolis

Referências

BERNARDINO, Joaze. Ação afirmativa e a rediscussão do mito da democracia racial no Brasil. Revista Estudos Afro-Asiáticos. Rio de Janeiro, v. 2, n.2, p. 247-273, 2002. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/eaa/v24n2/a02v24n2.pdf>. Acesso em: 21 de maio de 2020.

GOUVEIA, Eliane Hojaij; VERONESE, Michelle. Crenças e saberes em disputa: a religião na sala de aula. Revista Nures| Ano IX | Número 25 | setembro-dezembro de 2013, p. 1-13.

KATRIB, Cairo Mohamed Ibrahim; PANCHIO, Marcelo Messias. Utilização e produção de história em quadrinhos em sala de aula: Uma ferramenta interdisciplinar. In: Educação para as relações étnicos-raciais: outras perspectiva para o Brasil. 1.ed. Uberlândia, MG: Editora Gráfica Lops, 2012.

LIMA, Douglas Mota Xavier de. Histórias em Quadrinhos e o ensino de História. Revista História Hoje, v. 6, nº 11, p. 147-171 - 2017.

MELO, Maria do Carmo de; LIRA, Rozalves de. Ensinar história com a religiosidade Afrodescendentes e a lei n. 10.639/03. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 11, n. 21, p. 677-695, jul./dez. 2017.

NASCIMENTO, Daniele Galvani do. A Lei 10.639/03 entre a teoria e a prática escolar : história e cultura afro-brasileira e africana em uma escola no município de Franca/SP /.Universidade Estadual Paulista “Júlio De Mesquita Filho” Faculdade De Ciências Humanas E Sociais. –Franca : [s.n.], 2018.

ROCHA, Helenice A. P. Aula de História: que bagagem levar? In: MAGALHÃES, Marcelo; ROCHA, Helenice; GONTIJO, Rebeca. (Org.). A escrita da história escolar: memória e historiografia. 1 ed., v. 1. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 2014. p. 81-104.

ROCHA, Helenice. Linguagem e novas linguagens: pesquisa e práticas no ensino de história. In: _______.; MAGALHÃES, Marcelo; GONTIJO, Rebeca (Org.) O ensino de história em questão: cultura histórica, usos do passado. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2015. p.97-119.

SANTOS, Jocéli Domanski Gomes dos. A lei 10639/03 e a importância de sua implementação na educação básica. Disponível em <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1409-8.pdf >. Acesso em 26 de maio de 2020.

SCHMIDT, M. A.; CAINELLI, M. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004.

PINSKY, Carla (org.). Gênero. In: Novos temas nas aulas de história. São Paulo: Contexto, 2009.

Downloads

Publicado

2020-11-19

Como Citar

Oliveira, L. A., & Rodrigues, J. S. (2020). SAWUBONA: Aplicabilidade da lei 10639/03 e a religiosidade africana no ensino de história. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 3(6). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/14419

Edição

Seção

Artigos