EN LAS PISTAS DE LA PASANTÍA CON LA INVESTIGACIÓN

Una experiencia en la institución filantrópica de la educación de la primera infancia

Autores/as

Resumen

O estágio curricular se apresenta como uma ferramenta de vivências, experiências e contato com o campo de atuação profissional, a fim de colocar em prática todo o conhecimento adquirido na licenciatura, permitindo desconstruir saberes enraizados no senso comum. Tomando como pressuposto a construção de uma docência humanizada e sensível à historicidade e culturalidade das infâncias, os estudos teóricos, a pesquisa e a observação no campo de estágio geraram reflexões e análises sobre a formação e o trabalho docente. Alguns problemas se apresentaram, tais como: como são desenvolvidas as atividades na educação infantil em instituições filantrópicas, com crianças sob vulnerabilidade social? Assim, o artigo propõe um relato de experiência e apresentação dos dados vivenciados no Estágio em Gestão do Trabalho Docente I no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão. Como resultado, a investigação do funcionamento e da gestão do trabalho docente em uma instituição filantrópica de São Luís MA proporcionou, por meio de observação participante e entrevistas estruturadas, a compreensão sobre a organização da instituição para as crianças na educação infantil, que por meio de atividades culturais e esportivas inclui a comunidade em seu entorno no processo de humanização e garantia de direitos. 

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Citas

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Publicado

2024-04-24

Cómo citar

COSTA GONÇALVES, Valéria Luíza; MARTINS DUTRA, Rosyane de Moraes.
EN LAS PISTAS DE LA PASANTÍA CON LA INVESTIGACIÓN: Una experiencia en la institución filantrópica de la educación de la primera infancia
. Revista Humanidades & Educação, v. 5, n. 9, p. 26–37, 24 abr. 2024 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/21072. Acesso em: 18 may 2024.

Número

Sección

Artigos