CONCEPTUAL AND METHODOLOGICAL CONTRIBUTION OF THE TEACHING GAME FOR TEACHING PLANTS IN THE EDUCATION OF YOUNG PEOPLE AND ADULTS IN HIGH SCHOOL

Authors

Keywords:

Botânica, Ensino de Botânica, EJA

Abstract

O ensino de botânica pautado em metodologias que priorizam a mera transmissão de informações é alvo de críticas. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi apresentar a aplicação de um jogo denominado de Baralho das Plantas com alunos da EJA e verificar a percepção destes em relação a metodologia desenvolvida. A atividade foi realizada em uma escola pública estadual em Luís Correia, Piauí. O público participante totalizou 40 alunos matriculados na VII etapa da EJA. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva e, de natureza qualitativa. Foi aplicado um jogo didático denominado “Baralho das Plantas”. Os dados evidenciaram a importância que tem o jogo didático na melhor fixação cognitiva do conteúdo. A maioria dos alunos considerou a utilização de Jogos Didáticos, bastante útil, pois, promoveu uma aula mais interessante e lúdica (87,5%). O jogo possibilita a conexão entre lúdico e cognitivo, estimula uma postura ativa dos estudantes. Conclui-se que o jogo didático possibilitou a facilidade dos estudos sobre os quatro grupos dos representantes do Reino Plantae e favoreceu o aprendizado em sala de aula.

Downloads

Download data is not yet available.

References

Almeida, F.S.; Oliveira, P.B.; Reis, D.A. A importância dos jogos didáticos no processo de ensino aprendizagem: Revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 10, n. 4, e41210414309, 2021.

Amatuzzi, L. Levantamento e análise de materiais didáticos voltados para o ensino de botânica. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) Universidade Federal De São Carlos – Campus Sorocaba, 2023.

Amprazis, A.; Papadopoulou, P.; Malandrakis, G. Plant blindness and children’s recognition of plants as living things: a research in the primary schools context. Journal of Biological Education, p. 1-16, 2019.

Knapp, S. Are humans really blind to plants? Plants, People, Planet, v. 1, n. 3, p. 164-168, 2019.

Lima, R. A. et al. O estudo das briófitas numa escola pública de Humaitá-AM. Educamazônia-Educação, Sociedade e Meio Ambiente, v. 24, n. 1, p. 218-232, 2020.

Marinho, J.B. Práticas e reflexões no ensino de Botânica para a Educação de Jovens e Adultos: um estudo florístico do Parque Três Meninas (Samambaia/DF) para a conservação do bioma Cerrado. 87f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional), Universidade de Brasília, 2021.

Moul, R; Silva, F. A construção de conceitos em Botânica a partir de uma sequência didática interativa: proposições para o Ensino de Ciências. Revista Exitus. v.7. p. 262-282, 2017.

Nascimento, B.M. et al. Propostas pedagógicas para o ensino de botânica nas aulas de ciências: diminuindo entraves. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 16, n. 2, p. 298-315, 2017.

Pieroni, L.G. Scientia amabilis: um panorama do Ensino de Botânica no Brasil a partir da análise de produções acadêmicas e de livros didáticos de Ciências Naturais. 265f. Tese (Doutorado em Educação Escolar). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, 2019.

Sousa, E.D.N. et al. O ensino da botânica na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas públicas do município de Soure, Pará. Revista Brasileira do Ensino Médio, v. 3, p. 12-24, 2020.

Vilar, E. S.; Alves, M. H. O jogo didático é uma boa ferramenta para o ensino e a aprendizagem em botânica? p. 87-100. In: LEMOS, J. R. Botânica na escola: enfoque no processo de aprendizagem (org.). Curitiba: CRV, 2016.

Published

2023-12-31

How to Cite

Araujo, N. de S., Carvalho, J. de A., Souza, R. T. B., Costa, D. N., & Andrade, I. M. de. (2023). CONCEPTUAL AND METHODOLOGICAL CONTRIBUTION OF THE TEACHING GAME FOR TEACHING PLANTS IN THE EDUCATION OF YOUNG PEOPLE AND ADULTS IN HIGH SCHOOL. Journal of Geospatial Modelling, 3(1), 193–197. Retrieved from http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/geospatial/article/view/22345

Issue

Section

Artigos