COMBATENDO A IMPERCEPÇÃO BOTÂNICA: AÇÕES DIDÁTICAS DE EXTENSÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA PIAUIENSE

Autores

  • Renan Pablo Oliveira do Nascimento Universidade Federal do Piauí
  • Igor Silva Oliveira Universidade Federal do Piauí
  • Paulo Henrique da Silva Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Conservação - PPGBC/UFPI
  • Ykaro Richard Oliveira Secretaria de Estado da Educação do Piauí - SEDUC/PI
  • Maria Carolina de Abreu Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Educação Básica, Ensino de botânica, Processo de ensino-aprendizagem

Resumo

Um dos motivos que mais dificultam o ensino-aprendizagem de botânica no ensino fundamental e médio e contribuem para a perpetuação da impercepção botânica é o caráter excessivamente teórico com o qual o conteúdo é abordado.  Assim, o presente trabalho objetivou analisar a eficiência do uso de um material didático alternativo no ensino de botânica (“kit botânico”) em uma escola da rede pública de ensino de Teresina, visando combater a impercepção botânica através de demonstrações práticas de como a botânica está presente no cotidiano. Para tanto, o kit botânico é composto de 15 produtos e objetos presentes no dia a dia que possuem origem vegetal e os relaciona às respectivas espécies através de fichas com informações taxonômicas, morfológicas e curiosidades, além de um questionário para avaliar sua efetividade. Na intervenção foi feita uma apresentação sobre o conceito de botânica, de como ela se apresenta no cotidiano e da sua importância para a sociedade com a utilização do kit botânico, além da aplicação de questionários antes e depois da atividade. Comparando os questionários anteriores e posteriores à atividade, constatou-se que os estudantes possuem dificuldades em reconhecer a botânica em seu dia a dia mesmo em produtos e materiais de uso próximo e constante, no entanto, o kit mostrou-se como uma ferramenta eficaz na superação de tal dificuldade e no combate à impercepção botânica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, M. C. et al. Botânica em cinco sentidos: o jardim sensorial como um instrumento para a sensibilização quanto a importância da botânica em escolas de um município do sertão piauiense. Research, Society and Development, v. 10, n. 1, p. 1-14, 2021.

BATISTA, L.; ARAÚJO, J. A botânica sob o olhar dos alunos do ensino médio. Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 8, n. 15, p. 109-120, 2017.

KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Cortez, São Paulo, 1996

MELO, A. C. A.; ÁVILA, T. M.; SANTOS, D. M. C. Utilização de jogos didáticos no ensino de ciências: um relato de caso. Revista Ciência Atual, v. 9, n. 1, p. 2-14, 2017.

MELO, E. A. et al. A aprendizagem de Botânica no Ensino Fundamental: dificuldades e desafios. Scientia Plena, v. 8, n.10, p. 1-8, 2012.

NABORS, M. W. Introdução à botânica. São Paulo: Roca, 2012.

NASCIMENTO, D. M.; NASCIMENTO, J. F. Educação do campo: um diálogo com a proposta pedagógica do programa escola ativa. Metáfora Educacional, n. 15, p. 236-251, 2013.

RIBEIRO, J. M. M.; CARVALHO, M. A. S. Utilização de modelos didáticos no ensino de botânica e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem. Revista Sapiência: Sociedade, Saberes e Práticas Educacionais, v. 6, n. 1, p. 17-37, 2017.

ROMANO, C.A; PONTES, U.M.F. A Construção do conhecimento científico a partir da intervenção: Uma prática no ensino de Botânica. EBR – Educação Básica Revista, v. 2, n. 1, p.128- 132, 2016.

TOWATA, N.; URSI, S.; SANTOS, D. Y. A. C. Análise da percepção de licenciandos sobre o “Ensino de Botânica na Educação Básica”. Revista da SBenBio, v. 3, n. 1, p. 1603-1612, 2010.

WANDERSEE, J. H.; SCHUSSLER, E. E. Towards a theory of plant blindness. Plant Science Bulletin, v. 47, n. 1, p. 2-9, 2001.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

Oliveira do Nascimento, R. P., Oliveira, I. S., Silva, P. H. da, Oliveira, Y. R., & Abreu, M. C. de. (2023). COMBATENDO A IMPERCEPÇÃO BOTÂNICA: AÇÕES DIDÁTICAS DE EXTENSÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA PIAUIENSE. Journal of Geospatial Modelling, 3(1), 1–5. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/geospatial/article/view/22400

Edição

Seção

Artigos