CONTRIBUIÇÃO CONCEITUAL E METODOLÓGICA DO JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE PLANTAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ENSINO MÉDIO

Autores

Palavras-chave:

Botânica, Ensino de Botânica, EJA

Resumo

O ensino de botânica pautado em metodologias que priorizam a mera transmissão de informações é alvo de críticas. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi apresentar a aplicação de um jogo denominado de Baralho das Plantas com alunos da EJA e verificar a percepção destes em relação a metodologia desenvolvida. A atividade foi realizada em uma escola pública estadual em Luís Correia, Piauí. O público participante totalizou 40 alunos matriculados na VII etapa da EJA. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva e, de natureza qualitativa. Foi aplicado um jogo didático denominado “Baralho das Plantas”. Os dados evidenciaram a importância que tem o jogo didático na melhor fixação cognitiva do conteúdo. A maioria dos alunos considerou a utilização de Jogos Didáticos, bastante útil, pois, promoveu uma aula mais interessante e lúdica (87,5%). O jogo possibilita a conexão entre lúdico e cognitivo, estimula uma postura ativa dos estudantes. Conclui-se que o jogo didático possibilitou a facilidade dos estudos sobre os quatro grupos dos representantes do Reino Plantae e favoreceu o aprendizado em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Almeida, F.S.; Oliveira, P.B.; Reis, D.A. A importância dos jogos didáticos no processo de ensino aprendizagem: Revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 10, n. 4, e41210414309, 2021.

Amatuzzi, L. Levantamento e análise de materiais didáticos voltados para o ensino de botânica. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) Universidade Federal De São Carlos – Campus Sorocaba, 2023.

Amprazis, A.; Papadopoulou, P.; Malandrakis, G. Plant blindness and children’s recognition of plants as living things: a research in the primary schools context. Journal of Biological Education, p. 1-16, 2019.

Knapp, S. Are humans really blind to plants? Plants, People, Planet, v. 1, n. 3, p. 164-168, 2019.

Lima, R. A. et al. O estudo das briófitas numa escola pública de Humaitá-AM. Educamazônia-Educação, Sociedade e Meio Ambiente, v. 24, n. 1, p. 218-232, 2020.

Marinho, J.B. Práticas e reflexões no ensino de Botânica para a Educação de Jovens e Adultos: um estudo florístico do Parque Três Meninas (Samambaia/DF) para a conservação do bioma Cerrado. 87f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional), Universidade de Brasília, 2021.

Moul, R; Silva, F. A construção de conceitos em Botânica a partir de uma sequência didática interativa: proposições para o Ensino de Ciências. Revista Exitus. v.7. p. 262-282, 2017.

Nascimento, B.M. et al. Propostas pedagógicas para o ensino de botânica nas aulas de ciências: diminuindo entraves. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 16, n. 2, p. 298-315, 2017.

Pieroni, L.G. Scientia amabilis: um panorama do Ensino de Botânica no Brasil a partir da análise de produções acadêmicas e de livros didáticos de Ciências Naturais. 265f. Tese (Doutorado em Educação Escolar). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, 2019.

Sousa, E.D.N. et al. O ensino da botânica na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas públicas do município de Soure, Pará. Revista Brasileira do Ensino Médio, v. 3, p. 12-24, 2020.

Vilar, E. S.; Alves, M. H. O jogo didático é uma boa ferramenta para o ensino e a aprendizagem em botânica? p. 87-100. In: LEMOS, J. R. Botânica na escola: enfoque no processo de aprendizagem (org.). Curitiba: CRV, 2016.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

Araujo, N. de S., Carvalho, J. de A., Souza, R. T. B., Costa, D. N., & Andrade, I. M. de. (2023). CONTRIBUIÇÃO CONCEITUAL E METODOLÓGICA DO JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE PLANTAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ENSINO MÉDIO. Journal of Geospatial Modelling, 3(1), 193–197. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/geospatial/article/view/22345

Edição

Seção

Artigos