AS PLANTAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E A PRODUÇÃO DE LAÇOS E MEMÓRIAS AFETIVAS

Autores

  • Claivert Felix Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Maria Luiza Mira Valentim Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • William César de Oliveira Vicente Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marcelo Gonçalves Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Bruna Figueiredo Dias Universidade Federal do Rio de Janeiro / Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFRJ
  • Juliana Marsico Correia da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Currículo, Ensino de botânica, Extensão universitária, Terrário

Resumo

Este trabalho aborda a produção curricular em Ciências e Biologia, especialmente no contexto do ensino de Botânica, como um processo “alquímico”, influenciado por fatores psicológicos, políticos e sociais. Examina-se o conceito de "laços" na ciência, ressaltando o papel das relações afetivas na construção das ciências biológicas. Além disso, analisa-se a "impercepção botânica", realçando como a falta de compreensão da importância das plantas prejudica o ensino de Ciências. O estudo descreve uma atividade extensionista realizada em uma escola no Rio de Janeiro, onde os alunos construíram terrários para aprender sobre ecossistemas, ciclos biogeoquímicos e fotossíntese. Os resultados indicam que abordagens baseadas na alquimia e na criação de laços podem ser eficazes para o ensino de Botânica, auxiliando os alunos a compreender conceitos científicos e a desenvolver afetos com o mundo vegetal. A atividade foi bem recebida pelos alunos, que demonstraram interesse e estabeleceram laços com as plantas, superando a "impercepção botânica".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Barbosa, A. 2023. Quintais produzindo a vida da cidade: como espaços cultivados da região metropolitana de São Paulo se configuram como movimento de construção de socialidades e afetos. Iluminuras, Porto Alegre, v. 24, n. 64, p. 301-327.

Carlessi, P.C. 2017. Jeitos, sujeitos e afetos: participação das plantas na composição de médiuns umbandistas. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v. 12, n. 3, p. 855-868.

Ferreira, M.S.; Gabriel, C.T. 2008. Currículos acadêmicos e extensão universitária: sentidos em disputa. ETD: Educação Temática Digital, v. 9, p. 185-200.

Despret, V. 2016. O que os animais diriam se.... Cadernos de Leitura, Belo Horizonte, n. 45, p. 1-20.

Ferreira, M.S.; Gomes, M.M. 2020. Currículo de Ciências: a alquimia das disciplinas escolares e a produção da autonomia docente. Roteiro, v. 46, p. e23827.

Popkewitz, T.S. 2001. Alquimia, Matérias Escolares Imaginárias e Domínio do Espaço. In: Popkewitz, T.S. 2001. Lutando em defesa da alma: a política do ensino e a construção do professor. Porto Alegre: Artmed Editora, p. 105-121.

Salatino, A.; Buckeridge, M. 2016. “Mas de que te serve saber botânica?”. Estudos avançados, v. 30, n. 87, p. 177-196.

Ursi, S.; Salatino, A. 2022. É tempo de superar termos capacitistas no ensino de biologia: “impercepção botânica” como alternativa para “cegueira botânica”. Bol. Bot. Univ. São Paulo, São Paulo, v. 39, p. 1-4.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

Vieira Felix, C., Valentim, M. L. M., Vicente, W. C. de O., Gonçalves, M., Dias, B. F., & Silva, . J. M. C. da. (2023). AS PLANTAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E A PRODUÇÃO DE LAÇOS E MEMÓRIAS AFETIVAS. Journal of Geospatial Modelling, 3(1), 183–187. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/geospatial/article/view/22243

Edição

Seção

Artigos