Equipe Editorial

Editor Científico

  • Jean Marlos Pinheiro Borba. Doutor.  Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Brasil. Departamento de Psicologia e Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFMA. Membro do GT de Fenomenologia da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF).  Membro do GT Fenomenologia, Saúde e Processos Psicológicos da ANPEPP.
     
     
    Carlos Wellington Soares Martins. Doutor. Bibliotecário. Professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia - PpgPSI - UFMA.

     

    CNSELHO EDITORIAL  INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (a partir de 26.10.2023)

    Instituições Brasileiras

    Adriano Furtado Holanda. Doutor. Professor Associado do Departamento de Psicologia e dos Programas de Pós-Graduação de Psicologia e de Educação na Universidade Federal do Paraná. Editor Chefe das revistas Phenomenology, Humanities and Sciences, Editor Chefe por 15 anos da Revista da Abordagem Gestáltica; Coordenador do Laboratório de Fenomenologia e Subjetividade (LabFeno-UFPR). 

    Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo, Doutora. Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Programa de Pós-graduação em Psicologia Social. Instittuto de Fenomenologia do Rio de Janeiro (IFEN).

    André Vinícius Dias Senra.  Doutor. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Mestre em Filosofia.

    Carlos Diógenes Tourinho, Doutor em Filosofia pela PUC-Rio. Professor de Filosofia da Faculdade de Educação da UFF. Professor do Curso de Mestrado em Filosofia da Universidade Federal Fluminense (UFF) (Linha de Pesquisa do Mestrado: História da Filosofia). Membro do GT de Filosofia Francesa Contemporânea e do GT de Fenomenologia da ANPOF.

    Crisóstomo Lima do Nascimento.  Doutor. Professor da Universidade Federal Fluminense (UFF)/Campos de Goitacazes-RJ. Coordenador do GT 22  Fenomenologia, Saúde e Processos Psicológicos da ANPEPP.

    Flavio Vieira Curvello. Doutor em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF). Graduado em Psicologia e em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da mesma instituição. Foi Gastwissenschaftler do Husserl-Archiv da Universität zu Köln sob orientação do Prof. Dr. Dieter Lohmar, tendo sido fomentado pelo DAAD. Membro da gPhen - International Network Genetic Phenomenology and the Human Sciences, também vinculada ao Husserl-Archiv.

    José Olinda Braga. Doutor. Universidade Federal do Ceará - UFC. Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia. Membro do GT 22  Fenomenologia, Saúde e Processos Psicológicos da ANPEPP.

    Marcus Sacrini Ayres Ferraz. Doutor. Professor Associado (Livre-docente). Pós-doutorado, Doutorado, Mestrado e Graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo.

    Marcus Cézar de Borba Belmino. Doutor em Filosofia (UFSC). Em estágio pós-doutoral em Filosofia (UFC). Professor da UNILEÃO. Coordenador do Mestrado Profissional em Ensino em Saude da UNILEÃO (MePESa - UNILEÃO)

    Rafael Bastos Ferreira. Doutor. Vice-líder do Círculo de Estudos Husserlianos - CEH. Doutorado em Desenvolvimento Socioambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA, Universidade Federal do Pará - UFPA.

    Scheila Cristiane Thomé. Doutora. Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro do GT de Fenomenologia da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF). Coordena a atividade de extensão Grupo de estudos em Fenomenologia junto ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS.

    Instituições estrangeiras

    Diogo Falcão Ferrer. Doutor. Professor Associado com Agregação na FLUC e no Colégio das Artes da Universidade de  Coimbra. Investigador do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos - CECH. Doutorado em Filosofia pela Universidade de Coimbra, lecionou cursos em várias universidades e colabora regularmente em encontros e publicações científicas no país e no estrangeiro. Coordenador local do Master Erasmus mundus Philosophies allemandes et françaises: enjeux contemporains. Tem-se dedicado principalmente ao estudo da Filosofia Clássica Alemã, das suas ressonâncias contemporâneas e raízes clássicas, no âmbito da Metafísica, Estética e temas de Filosofia Prática, entre outros.

    CONSULTORES LOCAIS (UFMA, UEMA)

    Almir Ferreira da Silva Junior, Doutor. Departamento de Filosofia. Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

    Cristianne Almeida Carvalho, Doutora. Departamento de Psicologia. Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

    Jean Marlos Pinheiro Borba, Doutor. Departamento de Psicologia. Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Programa de Pós-graduaçãoem Psicologia.  Líder do Círculo de Estudos Husserlianos - CEH. Grupo de Estudos e Pesquisas em Fenomenologia e Psicologia Fenomenológica (GEPFPF).

    Plinio Santos Fontenelle. Doutor. Professor do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-graduação em FIlosofia da UFMA.

    Rita de Cássia Oliveira, Doutora. Departamento de Filosofia. Universidade Federal do Maranhão (UFMA).


    Veraluce da Silva Lima. Doutora. Professora do Programa de Pós-graduação em Letras da UFMA.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    1ª Composição do Conselho Editorial até 26.10.2023

Editor Científico

  • Prof. Dr. Jean Marlos Pinheiro Borba, Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Brasil

    Conselho Editorial



    Prof Dr André Vinicius Dias Senra, Fac São Bentro SESC RJ, Brasil

    Prof. Dr. Jean Marlos Pinheiro Borba, Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Brasil

     

    CONSULTORES DE OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

    Adriano Furtado Holanda. Doutor. Professor Associado do Departamento de Psicologia, Orientador de Mestrado e Doutorado nos Programas de Pós-Graduação de Psicologia e de Educação na Universidade Federal do Paraná. Editor Chefe das revistas Phenomenology, Humanities and Sciences, Editor Chefe por 15 anos da Revista da Abordagem Gestáltica; e Editor Associado da revista Interação em Psicologia (UFPR). Coordenador do Laboratório de Fenomenologia e Subjetividade (LabFeno-UFPR). Membro Colaborador do Círculo Latino Americano de Fenomenologia. 

    Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo, Doutora. Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Programa de Pós-graduação em Psicologia Social. Instittuto de Fenomenologia do Rio de Janeiro (IFEN).

    André Nascimento Barata, Doutor. Departamento de Comunicação e Artes. Universidade Beira Interior – Covilhã – Portugal.

    André Vinícius Dias Senra, Professor Doutor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

    Aquiles Côrtes Guimarães (in memoriam), Doutor. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCS). Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Programa de Pós-graduação em Filosofia. Seminário de Filosofia Jurídica e Política.

    Ariane Patrícia Ewald, Doutora. Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Programa de Pós-graduação em Psicologia Social.

    Branz Werneck, Mestre em Psicologia Clínica da UFRJ. Formação em terapia cognitivo-comportamental. Especialista em terapia de familia, pelo IPUB/UFRJ. Membro do corpo editorial da revista psychiatry on line Brasil, responsavel pela coluna de psicologia clínica. Coordenador do Centro de estudos do Nucleo de Oficinas Terapeuticas (NOT)-RJ.

    Carlos Diógenes Tourinho, Doutor em Filosofia pela PUC-Rio. Professor de Filosofia da Faculdade de Educação da UFF. Professor do Curso de Mestrado em Filosofia da Universidade Federal Fluminense (UFF) (Linha de Pesquisa do Mestrado: História da Filosofia). Membro do GT de Filosofia Francesa Contemporânea e do GT de Fenomenologia da ANPOF.

    Constança Marcondes César, Doutora em Filosofia pela PUC de São Paulo; Livre-docente pela PUC de Campinas; pós doutorado pela Universidade de Toulouse le-Mirail; bolsas de investigação da Fundação Gilbenkian (Portugal) e da Fundação Onassis (Grécia); local de trabalho Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Sergipe; Mestrado em Direito da Universidade Federal de Sergipe.

    Crisóstomo Lima do Nascimento.  Doutor. Professor da Universidade Federal Fluminense (UFF)/Campos de Goitacazes-RJ.

    Daniel Sousa, Doutor pela Wales University / School of Psychotherapy and Counselling, London, UK. Professor Auxiliar no ISPA – Instituto Universitário, Lisboa, Portugal. Membro Fundador da Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Existencial.

    Emanuel Meireles Vieira, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

    Florence Romijn Tocantins, Doutora. Departamento de Enfermagem e Saúde Pública. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - DESP/UNIRIO. Membro do Círculo Latino Americano de Fenomenologia (CLAFEN).

    Gustavo Alvarenga Oliveira Santos, Ms. Departamento de Psicologia Clínica e Sociedade. Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

    Joannelise Lucas de Freitas, Doutora. Professora do Programa de Pós-graduação e do curso de graduação em Psicologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

    Joelma Ana Espíndula, Doutora. Centro de Educação – Psicologia. Universidade Federal de Roraima (UFRR).

    José Olinda Braga. Doutor. Universidade Federal do Ceará - UFC. Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia.

    Lana Veras,  Professora Doutora do Curso de Medicina e Psicologia. Universidade Federal do Piaui  (UFPI)/Campus de Parnaíba.

    Marcus Cézar de Borba Belmino. Doutor em Filosofia (UFSC). Em estágio pós-doutoral em Filosofia (UFC). Professor da UNILEÃO. Coordenador do Mestrado Profissional em Ensino em Saude da UNILEÃO (MePESa - UNILEÃO)

    Myriam Moreira Protasio, Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Filosofia pela UERJ. Especialista em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia Fenomenológico-Existencial do Rio de Janeiro (IFEN).

    Rafael Bastos Ferreira. Doutor. vice-líder do Círculo de Estudos Husserlianos - CEH. Doutorado em Desenvolvimento Socioambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA, Universidade Federal do Pará - UFPA.

    Tommy Akira Goto, Doutor em Psicologia Clínica. Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia.

    CONSULTORES LOCAIS (UFMA, UEMA)

    Almir Ferreira da Silva Junior, Doutor. Departamento de Filosofia. Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

    Cristianne Almeida Carvalho, Doutora. Departamento de Psicologia. Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

    Jean Marlos Pinheiro Borba, Doutor. Departamento de Psicologia. Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Programa de Pós-graduaçãoem Psicologia.  Líder do Círculo de Estudos Husserlianos - CEH. Grupo de Estudos e Pesquisas em Fenomenologia e Psicologia Fenomenológica (GEPFPF).

    Plinio Santos Fontenelle. Doutor. Graduado em Filosofia pela UFMA; Especialista em Filosofia Contemporânea pela UFMA; Mestre em Filosofia pela PUC-SP e Doutor pela USP-SP.

    Rita de Cássia Oliveira, Doutora. Departamento de Filosofia. Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

    Veraluce Lima dos Santos, Doutora. Departamento de Letras. Universidade Federal do Maranhão (UFMA).