Sobre a Revista

DIRETRIZES PARA CONSELHEIRO PARECERISTA

Revista Fenomenologia & Psicologia

Ao receber o texto enviado pelo editor chefe para leitura e avaliação, o parecerista deverá fazer três coisas imediatamente.

1. Leia a carta do editor e confirme se há possibilidade de completar a avaliação no período determinado, normalmente de em até 20 dias a partir do recebimento do artigo em seu e-mail. Faça uma leitura geral para verificar se há ou não possibilidade de conflito de interesses (com relação aos autores, a instituição, ou os patrocinadores, por exemplo) e definir se é possível avaliar o artigo imparcialmente. (Veja também parágrafo 5 destas Diretrizes) Leia por alto as partes relevantes do manuscrito e verifique está de acordo com a proposta da revista.

2. Em caso de problemas ou conflito de interesses, contate o editor para esclarecimentos. Este pode prolongar o prazo de entrega, indagar sobre outras pessoas na instituição que possam realizar a avaliação, ou pedir a devolução do manuscrito para designar outro avaliador (e, se possível, solicitar nomes e contato de outras pessoas competentes para tratar do assunto). Em nenhuma hipótese, não é permitido conceder acesso ao manuscrito a colegas para avaliação sem o consentimento do editor. Caso uma avaliação superficial revele que o manuscrito não está de acordo com a proposta da revista.

3. É permanentemente proibido contato com o (s) autor(es) em durante o processo de avaliação. A continuidade deste anonimato garante e zela pela integridade e conflito entre as partes, pois outro avaliador ou o editor podem ter opiniões diferentes, e o autor pode tirar conclusões equivocadas pelo fato de ter esclarecido as dúvidas diretamente.

4. O arquivo enviado para avaliação é um documento sigiloso. Proteja-o de qualquer  forma de visibilidade e exploração, evite baixa-lo ou deixa-lo em pastas públicas. Não cite um manuscrito ou o trabalho descrito antes que seja publicado, e não distribua ou use a informação contida em benefício próprio quer seja para pessoa de sua confiança.

5. No espaço destinado aos comentários dirigidos ao autor, pedimos que você não faça referência a aprovação do texto (veja próximo parágrafo); sugestões de revisões devem representar apenas sugestões, e não condições para aceitação do documento. Por isso, organize as suas idéias de forma que um parágrafo introdutório resuma os pontos principais do artigo, expresse a impressão sobre o mesmo, e destaque os pontos fracos. Este parágrafo deveria ser seguido por comentários numerados e específicos, que, se apropriado, podem ser divididos em partes menores. (A numeração facilita a comunicação entre o editor e o autor, assim como a avaliação das respostas do autor.). Criticas devem ser feitas com delicadeza intelectual e apresentadas objetivamente, sem comentários ofensivos. Isso não será aceitável e pode levar ao descredenciamento do conselheiro-parecerista.
Comentários confidenciais devem ser encaminhado ao Editor Chefe no formulário de avaliação apropriado. Informe o editor de sua recomendação de aceitação, alteração, ou rejeição escolhendo as opções apropriadas no formulário de avaliação. A decisão final sobre alterações, aceitação, ou rejeição de um documento é reservada apenas ao editor, portanto, não indique sua recomendação na parte da avaliação específica ao autor.

6. Após completar sua avaliação, envie seus comentários via email para o editor. Se requisitado, devolva ao editor o manuscrito original, incluindo ilustrações em envelope lacrado; de outra forma, destrua-as.

7. É recomendado fazer uma cópia dos arquivos de avaliação para controle pessoal. O manuscrito poderá ser reenviado para uma segunda avaliação, particularmente em caso de modificações muito extensas. Além do mais, caso um manuscrito seja reenviado após rejeição, a nova versão pode ser encaminhada novamente para avaliação. Em qualquer caso, é necessária a avaliação das respostas do autor às criticas feitas.

Prof. Dr. Jean Marlos Pinheiro Borba
Editor Chefe