LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS NOS ANOS INICIAIS: estratégias e dinâmicas de ensino

Autores

  • Amanda Antonia Freitas Ferreira
  • Geovana Oliveira Araújo
  • Willbert Silva Galeno

Palavras-chave:

Leitura, Escrita, Estratégias, Dinâmicas, Ensino fundamental

Resumo

Ler e escrever são atividades que fazem parte do cotidiano da escola, embora se verifique nem todos os estudantes desenvolvem tais competências a contento, apresentando dificuldades de toda natureza. O objetivo de ensino da língua materna é que, ao sair dos ensinos fundamental e médio, o aluno saiba interpretar e produzir textos coerentes e coesos. Este artigo teve como objetivo verificar de que modo as estratégias e dinâmicas de ensino auxiliam a leitura e escrita de textos nos anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola da rede municipal de ensino em um município do Maranhão. Para tanto, foram realizadas observações diretas na escola tomada como objeto de pesquisa. Os resultados mostram que, quando adequadamente aplicadas, estratégias de leitura e escrita possibilitam o desenvolvimento da competência textual no aluno.

Palavras-chave: Leitura. Escrita. Estratégias. Dinâmicas. Ensino fundamental.

READING AND WRITING OF TEXTS IN THE INITIAL YEARS: strategies and teaching dynamics

Abstract

Reading and writing are activities that are part of the school routine, although there is not all the students develop such skills to the satisfaction, with difficulties of all kinds. The educational goal of mother tongue is that students learn to interpret and produce coherent and cohesive texts to come out of primary and secondary education. This article aimed to verify, how the teaching strategies and dynamic help reading and writing texts in the early years of elementary school, in a municipality school of Maranhão. Therefore, there were direct observations at school taken as a research object. The results show that when properly implemented, reading and writing strategies enable the development of textual competence pupil.

Keywords: Reading. Writing. Strategies. Dynamics. Elementary school.

LA LECTURA Y ESCRITURA TEXTOS EN LOS PRIMEROS AÑOS: estrategias de enseñanza y dinámicas

Resumen

Leer y escribir son actividades que forman parte del cotidiano de la escuela. Sin embargo, se constata que no todos los estudiantes desarrollan tales competencias y presentan dificultades de diversas naturalezas. El objetivo de la enseñanza de la lengua materna es que, al egresar de la enseñanza básica y media, el alumno sepa interpretar textos coherentes y cohesionados. Este artículo tiene como objetivo verificar de qué modo las estrategias y dinámicas de enseñanza ayudan a la lectura y escritura de textos en los años iniciales de la enseñanza básica, en una escuela de la red municipal de enseñanza de uno de los municipios del estado de Maranhão. Para esto, se realizaron observaciones directas en la escuela seleccionada como objeto de esta investigación. Los resultados muestran que, cuando éstas son bien aplicadas, las estrategias de lectura y escritura posibilitan el desarrollo de la competencia textual en el alumno.

Palabras clave: Lectura. Escritura. Estrategias. Dinámicas. Enseñanza básica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Amanda Antonia Freitas Ferreira

Graduada em Filosofia/IESMA, especialista em Educação, professora da rede pública de ensino SEMED - São Luís/MA.

Geovana Oliveira Araújo

Graduada em Linguagens e Códigos, Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Educação, pobreza e desigualdade (em andamento)/UFMA.

Willbert Silva Galeno

Graduado em Linguagens e Códigos, Universidade Federal do Maranhão.

Downloads

Publicado

2017-01-05

Como Citar

FERREIRA, Amanda Antonia Freitas; ARAÚJO, Geovana Oliveira; GALENO, Willbert Silva.
LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS NOS ANOS INICIAIS: estratégias e dinâmicas de ensino
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 2, n. 2, p. 43–52, 5 Jan 2017 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/5939. Acesso em: 22 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos