Aspectos legais de um curso de licenciatura: quais conhecimentos para o futuro professor?

Autores

Palavras-chave:

Licenciatura em Matemática, Documentos Normativos, Formação de Professores

Resumo

Este trabalho surgiu da necessidade de aprofundar as discussões sobre os documentos normativos que tratam a respeito dos cursos de formação de professores de Matemática no Brasil. Tem como objetivo apresentar os principais atos norteadores, suas regras, seus conflitos para que possam auxiliar na compreensão de como foram organizados os cursos de licenciatura ao longo do tempo. Baseados principalmente nos escritos de Shulman (2014), tem como corpus analítico as legislações e os documentos provenientes do Conselho Nacional de Educação. Como resultados, aponta-se que existe a necessidade emergente de implementação das diretrizes curriculares nacionais para formação de professores da Educação Básica como forma de superação da tricotomia existente entre conhecimentos específicos, conhecimentos didático-pedagógicos e a prática profissional.


Palavras-chave: Licenciatura em Matemática. Documentos Normativos. Formação de Professores.

 

Legal aspects of a degree course: which knowledge for the future teacher?

Abstract

This work arose from the need to deepen the discussions on the normative documents that deal with the mathematics teacher training courses in Brazil. It aims to present the main guiding acts, their rules, their conflicts so that they can assist in understanding how undergraduate courses have been organized over time. Based mainly on the writings of Shulman (2014), it has as analytical corpus the laws and documents from the National Education Council. As a result, it is pointed out that there is an emerging need to implement national curricular guidelines for the training of Basic Education teachers as a way to overcome the existing trichotomy between specific knowledge, didactic-pedagogical knowledge and professional practice.


Keywords: Degree in Mathematics. Normative Documents. Teacher training.

 

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Biografia do Autor

Oscar Silva Neto, Universidade Federal de Santa Catarina / Instituto Federal de Santa Catarina

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Especialista em Gestão Educacional e Metodologia do Ensino Interdisciplinar pela Faculdade Dom Bosco de Ubiratã (2007). Mestre em Ensino de Matemática, pelo Programa da Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Membro do GEPEM-IFSC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (IFSC) e do GHEMAT/SC - Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - Santa Catarina. Atualmente é professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Câmpus Florianópolis. Atualmente, desenvolve estágio de doutorado sanduíche na qualidade de Boursier Dexcellence na Faculté de psychologie et sciences de léducation da Université de Genève (UNIGE), em Genebra, Suíça.

Iara Zimmer, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciatura em Matemática, UFSC, 2001. Mestrado em Engenharia de Produção, UFSC, 2004. Doutorado em Educação Matemática, PUC-SP, 2017. Professora do Ensino Fundamental e Médio, CA/CED/UFSC, desde 2006.

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Publicado

2020-11-20

Como Citar

SILVA NETO, Oscar; ZIMMER, Iara.
Aspectos legais de um curso de licenciatura: quais conhecimentos para o futuro professor?
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 2, n. 4, p. 108–127, 20 Nov 2020Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 28 abr 2024.

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