Evasão numa licenciatura em Ciências Biológicas no Amazonas, sob efeitos de uma reestruturação curricular

Autores

Palavras-chave:

Evasão, Licenciatura, Ciências Biológicas, Reestruturação curricular.

Resumo

A evasão nos cursos de licenciatura é um dos principais problemas no atendimento da demanda crescente de professores do Ensino Básico, e o estudo dos fatores que influenciam essa evasão pode contribuir para o estabelecimento de estratégias para a sua redução. Investigamos fatores que contribuíram para a evasão na licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com ênfase nos efeitos da mudança no currículo de licenciatura. Adotamos uma abordagem mista a partir de dados dos estudantes que ingressaram no curso entre 1997 e 2010, antes e depois da reestruturação. Foram sorteados potenciais participantes até se atingir o número de 16 voluntários (oito evadidos e oito formados), e realizadas entrevistas semiestruturadas com estes. As falas obtidas foram analisadas à luz da Análise de Conteúdo. Os resultados mostram que a reestruturação curricular, apesar de contribuir para a opção de escolha do estudante entre licenciatura e bacharelado, pouco contribuiu para formação da identidade docente e a redução da evasão. Discutimos a necessidade de as mudanças curriculares darem mais ênfase à formação da identidade docente como estratégia para a redução da evasão em licenciaturas.

Palavra-chave: Evasão. Licenciatura; Ciências biológicas; Reestruturação curricular.

Abstract

Dropout in undergraduate courses is one of the main problems in meeting the growing demand of primary school teachers, and the study of factors that influence dropout can contribute to the establishment of strategies for its reduction. We investigated factors that contributed to the evasion in a degree in Biological Sciences in the Amazon (UFAM), with emphasis on the effects of the change in the undergraduate curriculum. We adopted a mixed approach based on data from students who entered the course between 1997 and 2010, before and after the restructuring. Potential participants were drawn until the number of 16 volunteers (eight evaded and eight graduated) were drawn and semi-structured interviews were conducted with them. The statements obtained were analyzed in the light of Content Analysis. The results show that the curricular restructuring, despite contributing to the choice of the student between bachelor's degree and bachelor's degree, contributed little to the formation of the teacher identity and the reduction of dropout. We discuss the need for curricular changes to emphasize the formation of teacher identity as a strategy for reducing dropout in undergraduate degree.

Keywords: Dropout. Degree. Biological science. Curricular restructuring.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jardel Pereira Santos Claudino, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Amazonas; Secretaria Municipal de Educação

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no ano de 2013. Obteve o título de Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM/UUFAM), na defesa de dissertação sob o título "Evasão de Alunos em um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas: Caracterização e Efeitos de uma Reestruturação Curricular", em 31 de janeiro de 2017.

Foi professor substituto na área de Ensino do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) no período de 2014 à 2016. Está novamente na mesma função citada à partir de 2020, como também é professor de Ensino de Ciências, nível Fundamental pela Secretaria Municipal de Educação de Manaus. Ministrou disciplinas de Estágio Supervisionado, História e Filosofia da Ciência, Metodologia da Pesquisa Científica e Instrumentação para Ensino de Ciências para as turmas de licenciaturas em Ciências Naturais e Ciências Biológicas.

Participou do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), através da UFAM, no período de 2014 à 2015 e pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA) no período de 2016-2018, ministrando disciplinas similares as citadas da função de professor substituto.

Participou do grupo de pesquisa em Educação em Ciências na Amazônia (EDUCIAMA), na linha de pesquisa voltada para a Formação Docente no Ensino Básico e Superior, entre 2014 à 2017.

Thierry Ray Jehlen Gasnier, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Amazonas.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1987), mestrado em Biologia Tropical e Recursos Naturais (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA- 1992) e doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia) pelo INPA (1996). É Professor Titular da Universidade Federal do Amazonas, onde atua desde 1998. Foi coordenador e vice coordenador dos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e de Ciências Biológicas, membro do Comitê Assessor do INEP/MEC para a área de Biologia. Tem participado como docente, orientador e co-orientador em diversos cursos de pós graduação, incluindo de Ecologia e de Entomologia do INPA; Ciências do Ambiente e de Diversidade Biológica da UFAM e Ensino de Ciências e Matemática da UFAM. Tem ministrado disciplinas sobre ecologia geral e tropical e estatística aplicada e metodologia na graduação e pós graduação. Os trabalhos de pesquisa nas Ciências Biológicas concentraram-se em ecologia de artrópodes na Área de ensino em Evasão no Ensino Superior e no Desenvolvimento de Competêrncias no Ensino Básico.

Referências

ADACHI, A. A. C. T. Evasão e evadidos nos cursos de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte: UFMG/FAE, 2009.

ARAUJO, R.; VIANNA, D. M. A carência de professores de ciências e matemática na Educação Básica e a ampliação das vagas no Ensino Superior. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 17, n. 4, p. 807-822, 2011.

ASTIN, A. W. Student Involvement: A Developmental Theory for Higher Education. Journal of College Student Development, 40(5), 518-29, 1999.

BARDAGI, M. Evasão e comportamento vocacional de universitários: estudos sobre o desenvolvimento de carreira na graduação. 2007. 242 f. Tese (Doutorado) – Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares para o curso de Ciências Biológicas, 2001a. Parecer CNE/CES n°1.301/2001a.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. PARECER N.º: CNE/CP 009/2001b.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. RESOLUÇÃO CNE/CP 1, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2002a.

BRASIL. Ministério da Educação. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. RESOLUÇÃO CNE/CP 2, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2002b.

BRASIL. Ministério da Educação. Censo da educação superior 2017. Brasília: MEC/INEP/DEED, 2018.

BRITO, M. I. L. Implementação do REUNI na UnB (2008 – 2011): limites na ampliação de vagas e redução da evasão. 2013. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação), Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

BEAN, J, P. Interaction effect based on class level in an exploratory model of college student dropout syndrome. American Educational Research Journal. n. 22, v. 1, p. 35-64, 1985.

BERGER, J. B.; MILEM, J. Father role of student involvement and perceptions of intergration in a causal model of student persistence. Research in Higher Education, 40, p. 641–664, 1999.

BUENO, J. L. O. A evasão de alunos. In: MEC/ANDIFES/ABRUEM/SESU. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas. Revista Avaliação, Campinas, SP, v., n. 2, p. 55-65, jul. 1996.

CABRERA, A.; NORA, A; CASTAÑEDA, M. College persistence: structural equations modeling test of an integrated model of student retention. The Journal of Higher Education, 64(2), 1993, p. 123-39.

CARVALHO, C.; OLIVEIRA, V. W. N. Evasão na licenciatura: estudo de caso. Revista Trilhas da História. Três Lagoas, v. 3, n. 6, p. 97-112, jan./jun., 2014.

CASTRO, L. P. V.; MALACARNE, V. Evasão escolar: um estudo nas licenciaturas da universidade estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE - campus Cascavel. Programa Pós Graduação em Educação - Universidade Estadual de Maringá, 2011.

CASTRO, A. K. S. S.; TEIXEIRA, M. A. P. A evasão em um curso de psicologia: uma análise qualitativa. Psicol. estud. v. 18, n. 2 [online], p.199-209, 2013.

CASTRO, S. M. V. Biólogos, da universidade ao mercado de trabalho: um estudo entre estudantes e egressos do curso de licenciatura em Biologia. Repositório Sistema Maxwell, PUC-Rio, 2011.

CUNHA, A. M.; TUNES, E; SILVA, R. R. Evasão do curso de química da Universidade de Brasília: a interpretação do aluno evadido. Quim. Nova, v. 24 (2), p. 262-280, 2001.

GATTI, B. et al. (Org.) Atratividade da carreira docente no Brasil. Relatório Preliminar. Fundação Carlos Chagas, 2009.

GATTI, B. et al. (Coord.) Professores do Brasil: impasses e desafios. UNESCO, 2009.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFRGS). Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

MEC/INPE. Coletiva: censo da educação superior 2013. Ministério da Educação, 2014.

LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LATIESA, M. La deserción universitária. Madrid: Centro de Investigaciones Sociológicas, 1992.

LIMA, P. G. Reestruturação e expansão da Universidade Federal da Grande Dourados [UFGD] REUNI – UFGD. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 1, n. 1, p. 110-137, 2011.

LIPPE, E. M. O.; BASTOS, F. Formação inicial de professores de biologia: fatores que influenciam o interesse pela carreira do magistério. VI ENPEC. ABRAPEC, 2007.

MANZINI, E. J. Entrevista semiestruturada: análise de objetivos e de roteiros. Repositório Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos, 2004.

MEC/ANDIFES. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas. Revista Avaliação, Campinas, SP, v. 1, n. 2, p. 55-65, 1996.

MEC/UFAM/ICB. Projeto Pedagógico (Minuta). Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFAM), Manaus, 2002.

MOROSINI, M. C. et al. A evasão na Educação Superior no Brasil: uma análise da produção de conhecimento nos periódicos Qualis entre 2000-2011. Repositório Alfagaia, 2012.

OLIVEIRA, A. R. L. Contribuição do PIBID/FÍSICA na formação profissional dos estudantes de Licenciatura em Física da UFAM. 2016. 63 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.

RISTOFF, D. Evasão: exclusão ou mobilidade. Santa Catarina, UFSC, 1995 (MIMEO).

ROBBINS, S. et al. Do psychological and study factors predict college outcomes? A meta-analysis. Psychological Bulletin, 130(2), EUA, p. 261-288, 2004.

SANTOS JUNIOR, J. S.; REAL, G. C. M. A evasão na educação superior: o estado da arte das pesquisas no Brasil a partir de 1990”. Avaliação, Campinas, Sorocaba, v. 22, n. 2, p. 385-402, 2017.

SILVA FILHO, R. L. L. et al. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 132, p. 641-659, set./dez. 2007.

SOARES. F. L. B. S. A escolha no ensino superior: fatores de decisão. UFRGS, Porto Alegre, 2007.

SOARES, S. R.; CUNHA, M. I. Reflexões e dilemas sobre a formação do docente da educação superior. Formação do professor: a docência universitária em busca de legitimidade [online]. Salvador: EDUFBA, 2010.

SOUZA, P. N. P. LDB e educação superior: estrutura e funcionamento. 2.ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 12 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

TINTO, V. Dropout from higher education: a theoretical synthesis of recent research. Review of Educational Research, Washington, v. 45, n. 1, p. 89-125, 1975.

TINTO, V.; PUSSER, B. Moving from theory to action: building a model of institutional action for student success. Syracuse University, NPEC, 2006.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

Downloads

Publicado

2021-01-18

Como Citar

CLAUDINO, Jardel Pereira Santos; GASNIER, Thierry Ray Jehlen.
Evasão numa licenciatura em Ciências Biológicas no Amazonas, sob efeitos de uma reestruturação curricular
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 4, n. 1, p. 50–68, 18 Jan 2021Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 28 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos