Modelagem na Formação de Professores que Ensinam Matemática: possibilidades e desafios

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, Educação Básica, Sala de Aula.

Resumo

A Modelagem é uma abordagem pedagógica que busca a reflexão e interpretação de problemas da vida real, utilizando a Matemática como um dos caminhos para isso. Esta abordagem tem sido colocada em evidência no âmbito de pesquisas acadêmicas, porém, a literatura evidencia que ela ainda não chegou efetivamente às salas de aula. Isso acontece pela falta de conhecimento a respeito dessa abordagem durante a formação inicial. Tendo em vista a importância do conhecer e vivenciar a Modelagem durante a formação inicial docente, este artigo, pautado pelo paradigma qualitativo, tem como objetivo apresentar e analisar experiências com Modelagem na formação inicial de professores que ensinam Matemática, além de evidenciar sua importância em tal formação. Para isso, descreveremos as experiências de duas professoras que tiveram contatos com a Modelagem durante suas formações iniciais, para, na sequência, analisarmos as vivências dessas docentes. Evidenciamos, como resultados, que é necessário, além de ler e discutir sobre Modelagem, experimentá-la durante a formação inicial sob a perspectiva do aluno e do professor. Experiências diversas, conhecimentos de diferentes abordagens e possibilidades de trabalhar com elas na sala de aula são fundamentais para que os futuros professores possam se sentir encorajados para propor a Modelagem em suas aulas.

Palavras-chave: Educação Matemática. Experiências. Sala de Aula.

Different experiences with modeling in the training of teachers teaching Mathematics

Abstract
Mathematical Modeling is a pedagogical method that seeks to discuss and solve real life problems, while using mathematics as one of the tools. This approach has been highlighted in the scope of academic researches, but literature shows that it has not yet effectively reached the classrooms. Considering the importance of knowing and experiencing Modeling during initial teacher training, this article, based on the qualitative paradigm, aims to present and analyze experiences with Modeling in the initial training of teachers teaching Mathematics, besides showing its importance in such training. For this, we will describe the experience of two teachers teaching Mathematics with Modeling in their initial training, considering their researches and experiences, in order to analyze. We show here that it is necessary to read and discuss Modeling, but it is not enough. Diverse experiences, knowledge of different methods and different possibilities of working with them in the classroom are fundamental to ensure that future teachers can feel encouraged to propose Modeling in their classes.

Keywords: Mathematical Education. Experience. Classroom.

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Biografia do Autor

Laísa Maria Scapaticci, Rede SESI-SP

Graduação em Licenciatura em Matemática pelo IBILCE/UNESP. Professora de Educação Básica II e III, da Rede SESI-SP, São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil.

Ester Paula Corrêa Silveira, Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto, SP.

Graduação em Pedagogia pelo IBILCE/UNESP, São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil. Professora de Educação Básica, anos iniciais do Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, SP.

Ana Paula dos Santos Malheiros, Departamento de Educação IBILCE - UNESP, São José do Rio Preto, SP Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática IGCE - UNESP, Rio Claro, SP

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Assistente Doutora e Pesquisadora da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), São José do Rio Preto, SP, Brasil.

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Publicado

2021-01-18

Como Citar

SCAPATICCI, Laísa Maria; SILVEIRA, Ester Paula Corrêa; MALHEIROS, Ana Paula dos Santos.
Modelagem na Formação de Professores que Ensinam Matemática: possibilidades e desafios
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 4, n. 1, p. 69–81, 18 Jan 2021Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 28 abr 2024.

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