O Estágio Supervisionado na Escola do Campo como espaço de reflexão na formação inicial de futuras professoras do campo

Autores

  • Débora Regina Wagner Universidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0002-1588-8853
  • Ana Maria Prust Universidade Federal de Santa Catarina
  • Camila da Cunha Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Estágio. Educação do Campo. Ensino de matemática. Formação inicial.

Resumo

Esse artigo apresenta vivências e reflexões sobre os estágios na área de matemática, desenvolvidos por duas estudantes da 7ª fase do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina nas disciplinas de Estágio Supervisionado I e II. Os estágios foram realizados nos anos finais do Ensino Fundamental em uma turma de 9º ano em uma escola do campo situada no interior do município de Alfredo Wagner – SC, durante o ano de 2019. A princípio, apresentamos brevemente o modo de ser e acontecer da Licenciatura em Educação do Campo na UFSC. Em seguida, apresentamos a escola onde vivenciamos e praticamos os Estágios. E, por fim, apresentamos a descrição de algumas ações realizadas durante o estágio de matemática, a fim de refletir sobre uma proposta metodológica e um modo de praticar os estágios, tomando as vivências dos estudantes como lugar de reflexão. Concluímos que os estágios compõe parte essencial da prática docente, interagindo com o cotidiano e a cultura escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Débora Regina Wagner, Universidade Federal de Santa Catarina

Formação de professores; história na educação matemática; arte e matemática; matemática, história e cultura.

Referências

ARAÚJO, A.S.; PORTO, K.S. Vivências de estágio supervisionado em Ciências da Natureza em uma escola do campo: reflexão das práticas pedagógicas na formação inicial de professores da Educação do Campo. Revista Brasileira de Educação do Campo, v.4, 2019, p.1-17.

ARROYO, M.G.; CALDART, R. S.; & MOLINA, M.C. Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004.

CALDART, R. S. Educação do Campo. In: Dicionário da Educação do Campo. CALDART, Roseli Salete, PEREIRA, Isabel Brasil, ALENTEJANO, Paulo, FRIGOTTO, Gaudêncio. (Orgs). São Paulo: Expressão Popular, 2012, p. 257- 265.

_________. Licenciatura em educação do campo e projeto formativo: qual o lugar da docência por área?. In: MOLINA, M. C.; SÁ, L. M. (Org.) Licenciaturas em educação do campo: registros e reflexões a partir das experiências-piloto (UFMG; UnB; UFBA e UFS). Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MOLINA, C. M.; SÁ, L. M. (Orgs.). Licenciatura em Educação do Campo. Registros e reflexões a partir das experiências - piloto (UFMG; UnB; UFBA e UFS). Autêntica: Belo Horizonte, 2011.

MUNARIM, A.; SCHMIDT, W. Educação do Campo e as Políticas Públicas: Subsídios ao Dirigente Municipal de Educação. Florianópolis, UFSC/CED/NUP, 2014.

UFSC.Licenciatura em Educação do Campo (EduCampo) – Ciências da Natureza e Matemática [online]<http://licenciatura.educampo.ufsc.br/apresentacao/> Acesso em: Junho de 2020.

PPP – Projeto Político Pedagógico. Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza e Matemática UFSC. [online] Disponível em: <http://licenciatura.educampo.ufsc.br/projeto-ppp/> Acesso em: Dezembro de 2020.

Downloads

Publicado

2021-03-13

Como Citar

WAGNER, Débora Regina; PRUST, Ana Maria; CUNHA, Camila da.
O Estágio Supervisionado na Escola do Campo como espaço de reflexão na formação inicial de futuras professoras do campo
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 5, n. 2, p. 53–67, 13 Mar 2021Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos