Geração Semiautomática de Gráficos para Jornalismo de Dados Usando Dados Abertos

Um Estudo de Caso do Censo da Educação Superior

Autores

  • Felipe C. P. Magalhães Universidade de Brasília
  • Edison Ishikawa Universidade de Brasília
  • Suzana Guedes Cardoso Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.18764/2176-5111v18n32.2023.11

Palavras-chave:

Jornalismo de Dados, Dados Abertos, Censo da Educação Superior, INEP, Gráficos

Resumo

O Jornalismo Computacional refere-se às ferramentas e algoritmos que os jornalistas usam para contar histórias. Neste contexto, os dados abertos podem servir como fonte da notícia. Embora diferentes técnicas de manipulação de dados, como Data Warehouse, Data Mining e Business Intelligence, possam responder a perguntas sobre dados, suas respostas geralmente são estáticas e não interativas, limitando-se a questões predefinidas. Este projeto teve como objetivo desenvolver uma aplicação que permitisse a geração de gráficos dinâmicos a partir da seleção instantânea de filtros aplicados aos dados do Censo da Educação Superior do Brasil. Essa abordagem tinha o propósito de facilitar a interpretação desses dados por jornalistas. O protótipo implementado foi avaliado usando a escala SUS e obteve resultados satisfatórios em relação à usabilidade do sistema. Como resultado, essa abordagem possibilitou a extração de novas informações que podem ser utilizadas na criação de matérias jornalísticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-12-11

Como Citar

MAGALHÃES, Felipe C. P.; ISHIKAWA, Edison; CARDOSO, Suzana Guedes.
Geração Semiautomática de Gráficos para Jornalismo de Dados Usando Dados Abertos: Um Estudo de Caso do Censo da Educação Superior
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 18, n. 32, p. 21–31, 11 Dez 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.