Ambient Advertising

inovação na utilização da cidade como palco para mensagens publicitárias não-convencionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2176-5111v17n30.2022.14

Palavras-chave:

Publicidade, publicidade ambiental, análise de conteúdo, cidade

Resumo

A cidade e seus ambientes são palcos para todo tipo de manifestação de mensagens comerciais que visam alcançar e persuadir os consumidores que transitam e utilizam estes espaços em suas vivências cotidianas. Esta pesquisa objetiva compreender de que maneira o formato de publicidade não-convencional denominado Ambient Advertising explora o espaço urbano para envolver seus usuários. Para tanto, o estudo discute o conceito de Ambient Advertising em associação a noção de publicidade não-convencional e analisa cinquenta campanhas desta tipologia a partir da Análise de Conteúdo proposta por Bardin. A metodologia adotada é de abordagem mista, natureza aplicada e exploratória quanto aos objetivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Kulak, Universidade Fernando Pessoa

Doutor em Ciências da Informação, na modalidade de Jornalismo e Estudos Mediáticos, pela Universidade Fernando Pessoa (2022). Professor dos cursos de Comunicação da Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro. E-mail: sergiokulak@gmail.com.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BARICHELLO, E. M. M. R.; OLIVEIRA, C. C. O Marketing viral como estratégia publicitária nas novas ambiências midiáticas. Em Questão, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 29-44, 2010.

CHATTERJEE, S. A Study on Ambient Advertising: Marketing Novelty Going Bust. Research Journal of Social Science & Management, [s. l.], v. 1, n. 2, p. 86-91, 2011.

DAHLÉN, M. The Medium as a Contextual Cue: Effects of Creative Media Choice. Journal of Advertising, [s. l.], n. 34, v. 3, p. 89-98, 2005. doi: 10.1080/00913367.2005.10639197.

DAHLÉN, M.; FRIBERG, L.; NILSSON, E. Long Live Creative Media Choice. Journal of Advertising, [s. l.], v. 38, n. 2, p. 121-129, 2009. doi: 10.2753/JOA0091-3367380208.

DALMORO, M.; VENTURINI, J. C.; PEREIRA, B. A. D. (2009). Marketing Verde: responsabilidade social e ambiental integradas e na envolvente de marketing. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, São Paulo, v. 11, n. 3, p. 38-52.

GAMBETTI, R. C. Ambient Communication: How to Engage Consumers in Urban Touch-Points. California Management Review, [s. l.], v. 52, n. 3, p. 34-51, 2010. doi: 10.1525/cmr.2010.52.3.34

HUTTER, K. Unusual location and unexpected execution in advertising: A content analysis and test of effectiveness in ambient advertisements. Journal of Marketing Communications, [s. l.], v. 21, n. 1, p. 33-47, 2015. doi: 10.1080/13527266.2014.970823.

JOHN, V. M. Jornalismo esportivo e equidade de gênero: a ausência das mulheres como fonte de notícias na cobertura dos jogos olímpicos de Londres 2012. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v. 11, n. 2, p. 498-509, 2014.

JURCA M. A1. What is and why do we need Ambient Advertising? A theoretical approach. 2012. Disponível em: . Acesso em: 13 abr. 2022.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

LOPES, V. N.; PACAGNAN, M. N. Marketing verde e práticas socioambientais nas indústrias do Paraná. Revista de Administração, São Paulo, v. 49, n. 1, p. 116-128, 2014. doi: 10.5700/rausp1135.

RAUWERS F.; NOORT G. V. (2015). The Underlying Processes of Creative Media Advertising. In: Verlegh P., Voorveld H. & Eisend M. (Eds.). Advances in Advertising Research, 6. ed. European Advertising Academy. Springer Gabler: Wiesbaden, pp. 309-323.

ROSENGREN, S.; MODIG, E.; DAHLÉN, M. The value of ambient communication from a consumer perspective. Journal of Marketing Communications, [s. l.], v. 31, n. 1, p. 20-32, 2015. doi: 10.1080/13527266.2014.970825.

SHANKAR, A.; HORTON, B. Ambient media: advertising's new media opportunity?. International Journal of Advertising, [s. l.], v. 18, n. 3, p. 305-321, 1999. doi: 10.1080/02650487.1999.11104763.

SORRENTINO, M. How Ambient Advertising is uniquely placed to make audiences think. Westminster Papers in Communication and Culture, Westminster, v. 15, n. 2, p. 95–111, 2020. doi: 10.16997/wpcc.346.

Downloads

Publicado

2022-12-29

Como Citar

KULAK, Sergio.
Ambient Advertising: inovação na utilização da cidade como palco para mensagens publicitárias não-convencionais
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 17, n. 30, p. 62–86, 29 Dez 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 5 mai 2024.

Edição

Seção

Artigos