NOVOS ESPAÇOS REPRESENTAÇÃO SOCIAL E RECEPÇÃO NA ARENA MIDIÁTICA TELEVISIVA

Autores

  • Josie do Amaral BASTOS
  • Valéria Ferreira Santos de ALMADA LIMA

Palavras-chave:

Comunicação de massa, novas tecnologias, participação social, políticas públicas, telejornalismo

Resumo

RESUMO: Os veículos de comunicação de massa, em especial as TVs, na modalidade comercial ou pública, estão reformulando e repensando as formas de produção e interlocução com a audiência, agora sob a influência e colaboração cada vez mais efetiva de um novo sujeito: o receptor. Esta participação certamente modifica as rotinas de produção dentro e fora da redação, podendo também se refletir na construção de ações por parte da esfera pública governamental. Para este estudo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a relação da TV, em especial do Telejornalismo, com as mídias digitais e os espaços de representação social. A hipótese inicial é de que, embora existam ainda os “coronéis” proprietários dos meios de comunicação, a introdução das novas tecnologias transformou o modelo tradicional da TV, particularmente do Telejornalismo, podendo repercutir também no campo das políticas públicas.
PALAVRAS-CHAVE: Comunicação de massa, novas tecnologias, participação social, políticas públicas, telejornalismo


NEW SPACES OF SOCIAL REPRESENTATION AND RECEPTION IN TV BROADCAST FIELD


ABSTRACT: Mass media outlets, especially TVs in the commercial or public mode, are reshaping and rethinking the ways of production to dialogue with the audience, now under increasingly effective influence and collaboration of a new agent: the public. This participation certainly modifies the production routines inside and outside the newsroom, and may also be reflected in the construction of actions on the governmental agenda. This article seeks, through conceptual considerations and literature review, to understand the relationship between TV, Tele-journalism, digital media and spaces of social representation. The initial hypothesis is that, although there is select group of owners of the broadcast news production in Brazil, the introduction of new technologies has transformed the 136traditional model of TV, especially the TV Journalism, resizing the media role and contributing to produce changes on the governmental agenda.
KEYWORDS: Mass communication, new technologies, social participation, public policy, TV Broadcast.


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Publicado

2022-03-23

Como Citar

BASTOS, Josie do Amaral; ALMADA LIMA, Valéria Ferreira Santos de.
NOVOS ESPAÇOS REPRESENTAÇÃO SOCIAL E RECEPÇÃO NA ARENA MIDIÁTICA TELEVISIVA
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, p. 135–150, 23 Mar 2022 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/18946. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos