LINGUAGEM E PERSUASÃO: a manipulação do léxico no discurso publicitário direcionado ao público feminino

Autores

  • Ligia de Lima Rosa

Palavras-chave:

Texto e Discurso. Análise do Discurso. Linguagem Persuasiva no Discurso Publicitário.

Resumo

RESUMO: Análise da linguagem persuasiva do discurso publicitário direcionado ao público feminino abordando a manipulação do léxico neste tipo de discurso e quais os significados que o interlocutor/mulher pode atribuir a essa mensagem. Levam-se em consideração as terias de texto e discurso e suas relações, abordagens sobre Análise do Discurso (AD) e as
características do Discurso Publicitário. O presente ensaio tem por objetivo identificar as marcas do léxico e apontar significados nos anúncios dos produtos femininos de duas marcas bem conhecidas, que foram elaborados intencionalmente com uma linguagem sedutora, a característica básica da mensagem publicitária, com o fim de induzir ao consumismo.

Palavras-chave: Texto e Discurso. Análise do Discurso. Linguagem Persuasiva no Discurso Publicitário.

ABSTRACT - Analysis of persuasive language of advertising speech directed at a female audience by addressing the handling of the lexicon in this type of speech and which the meanings that interlocutor/woman can attribute to this message. Take into consideration the text and speech and their relations, the approaching about Discourse Analysis (DA) and the
characteristics of the Advertising speech. This essay aims at identifying the marks of lexical and point meanings in ads for feminine products of two well-known brands, that were intentionally designed with a seductive language, the basic characteristics of the advertisement, for induce to consumerism.

Keywords: Text and Speech. Discourse Analysis. Persuasive language in the Advertisement Speech.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-01-25

Como Citar

ROSA, Ligia de Lima.
LINGUAGEM E PERSUASÃO: a manipulação do léxico no discurso publicitário direcionado ao público feminino
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, p. 171–182, 25 Jan 2022 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/18620. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Ensaios