FENOMENOLOGIA HERMENÊUTICA Um instrumento para a compreensão das representações sociais na mídia impressa

Autores

  • Josiele Sousa da SILVA

Palavras-chave:

Fenomenologia. Hermenêutica. Representacões sociais. Impresso.

Resumo

Resumo: O campo da comunicação, que almeja ser ciência, tem como principal preocupação entender o processo comunicativo como um fenômeno essencialmente simbólico. A Fenomenologia Hermenêutica pode ser um conjunto de procedimentos viável para a compreensão do fenômeno das representações sociais presentes nos textos jornalísticos de O Liberal e Diário do Pará durante o retorno da polêmica sobre a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, registrado no período de 1º de maio de 2009 a 30 de setembro de 2010. A escolha da Fenomenologia Hermenêutica permite o entendimento dos fenômenos a partir das relações sociais estabelecidas em contextos específicos e suas implicações simbólicas.

Palavras-Chave: Fenomenologia. Hermenêutica. Representacões sociais. Impresso.

Abstract: The field of communication has as main concern to understand the communication process as a phenomenon essentially symbolic. Phenomenology Hermeneutics can be a set of feasible procedures for understanding the phenomenon of social representations present in the journalistic texts of O Liberal and Diário do Pará about the return of the controversy over Belo Monte Hydroelectric construction, registered in the period of 1 May 2009 to September 30, 2010. The choice of Hermeneutic Phenomenology allows the understanding of phenomena from the social relations in specific contexts and their symbolic implications.

Key-Words: Phenomenology. Hermeneutics. Social representations. News paper.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-01-19

Como Citar

SILVA, Josiele Sousa da.
FENOMENOLOGIA HERMENÊUTICA Um instrumento para a compreensão das representações sociais na mídia impressa
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, p. 60–75, 19 Jan 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 5 mai 2024.

Edição

Seção

Artigos