Construindo um modelo de streaming no Brasil? Uma breve análise do Globoplay

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2176-5111v16n28.2021.19

Palavras-chave:

Audiovisual, streaming, estudos de plataforma, Brasil, Globoplay.

Resumo

As plataformas de streaming estão cada vez mais presentes na sociedade. Os Estudos de Plataforma indicam que devemos evitar o termo “impacto tecnológico” para descrever esse atual momento, pois vivenciamos um complexo emaranhado de algoritmos e práticas que remodelam as ações dos consumidores. Verificando a construção de um modelo de streaming no Brasil, voltamos nosso olhar para o Globoplay, uma plataforma brasileira criada pelo Grupo Globo, em 2015. Com o intuito de compreender como vem sendo inserido o modelo no país, observamos tal serviço de streaming por meio das perspectivas teóricas abordadas por Santaella (2013); Ladeira (2016); Parker, Alstyne, Choudary (2016); e d’Andréa (2020).

Constructing a streaming model in brazil?: a short analysis of the globoplay platform

Abstract

Streaming platforms are increasingly present in society. Platform Studies indicate that we should avoid the term “technological impact” to describe this current moment, as we experience a complex tangle of algorithms and practices that reshape consumer actions. When verifying the construction of a streaming model in Brazil, we observe Globoplay, a Brazilian platform created by Grupo Globo in 2015. In order to understand how the model has been built in the country, we observe such streaming service through theoretical approaches addressed by Santaella (2013), Ladeira (2016), Parker, Alstyne, Choudary (2016) and d'Andréa (2020).

Keywords: Audiovisual; streaming; platform studies; Brazil; Globoplay.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eutália Silva Ramos, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda em Comunicação pelo PPGCOM da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestra em Comunicação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGC/UFPB). Membro do grupo do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Arte e Literacia Midiática (UFJF) e do Observatório da Qualidade no Audiovisual.

Gabriela Borges Martins Caravela, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora e vice-coordenadora do Programa de Pós-Gaduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Coordenadora do Observatório da Qualidade no Audiovisual e coordenadora da equipe brasileira da Rede Interinstitucional Euroamericana de Competência Midiática para a Cidadania (Alfamed).

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

Ramos, E. S., & Caravela, G. B. M. (2021). Construindo um modelo de streaming no Brasil? Uma breve análise do Globoplay. Cambiassu: Estudos Em Comunicação, 16(28), 65–83. https://doi.org/10.18764/2176-5111v16n28.2021.19

Edição

Seção

Artigos