A blind legend: sonoridade inclusiva no processo de audiogame

Autores

  • Jefferson Saylon Lima de Sousa Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Carlos Benedito Alves da Silva Júnior Universidade Federal do Maranhão
  • Rosinete de Jesus Silva Ferreira Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18764/2176-5111v16n28.2021.31

Palavras-chave:

Audiogame, game audio, a bling legend, sonorização inclusiva.

Resumo

A partir das noções de Game Sound e Topologia Sonora analisamos a sonorização do accessible game francês A Blind Legend, que se trata de um audiogame mobile do gênero adventure. Discutindo sobre os conceitos de áudio interativo reativo e áudio interativo adaptativo observaremos como cada uma das três técnicas de sonorização inclusiva aplicadas neste tipo de jogo – Audio Quake, Serialization e Audio Icons/Audio Cues – se comportam dentro da narrativa consumida através do áudio binaural. A proposta é compreender como se desenvolve a sonoridade em um jogo eletrônico 100% sonoro a partir da ótica da imersão e da inclusão. Faz-se antes uma breve revisão histórica sobre o papel do som nos jogos eletrônicos.

A bling legend: inclusive sonority in the processo f na audiogame

Abstract

From the notions of Game Sound and Sound Topology, we analyzed the sound of the French accessible game A Blind Legend which is a mobile audiogame of the adventure genre. Discussing the concepts of reactive interactive audio and adaptative interactive audio we will observe how each of the three inclusive sound techniques applied in this type of game – Audio Quake, Serialization and Audio Icons/Audio Cues – behave within of the narrative consumed through binaural audio. The proposal is to comprehend how the sonority is developed in a 100% sound electronic game from of the optical of the immersion and inclusion. Rather, a brief historical review of the role of the sound in electronic games is made.

Keywords: Audiogame; game audio; a blind legend; inclusive audio.

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Biografia do Autor

Jefferson Saylon Lima de Sousa, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Mestrando em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação - Modalidade Profissional da Universidade Federal do Maranhão (PPGCOMPRO-UFMA). Graduado em Comunicação Social - Rádio e TV (Bacharelado) pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Pós-Graduando em Educomunicação e Tecnologia (Especialização) pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). É membro do Núcleo de Estudos em Estratégias na Comunicação - NEEC (CNPq/UFMA). Técnico-Sonoplasta do Laboratório de Rádio da Universidade Federal do Maranhão (LabRádio/UFMA).

Carlos Benedito Alves da Silva Júnior, Universidade Federal do Maranhão

Doutorando do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCOM/UFPA). Professor Assistente do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão e Pesquisador do Núcleo de Estudos em Estratégias da Comunicação - NEEC (CNPq/UFMA), e do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Discurso, Linguagem e Memória na Amazônia (CNPq/UFPA).

Rosinete de Jesus Silva Ferreira, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora Adjunto II da Universidade Federal do Maranhão pelo Curso de Comunicação Social - Rádio e Televisão. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Maranhão. Pesquisadora e Coordenadora do Núcleo de Estudos e Estratégias em Comunicação - NEEC (CNPq/UFMA).

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

SOUSA, Jefferson Saylon Lima de; SILVA JÚNIOR, Carlos Benedito Alves da; FERREIRA, Rosinete de Jesus Silva.
A blind legend: sonoridade inclusiva no processo de audiogame
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 16, n. 28, p. 334–354, 28 Dez 2021Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 26 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos