O feminicídio na capa da Folha de S. Paulo: considerações sobre a cobertura do jornal paulistano entre 2015 e 2019

Autores

  • Bárbara Maria Santos de Lima Mestranda em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Possui graduação em Comunicação social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi (2020), onde realizou pesquisa de Iniciação Científica. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Representações, Mediações e Humor na Cultura Audiovisual (UAM).
  • Nara Lya Cabral Scabin Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi/SP. Pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo (ESPM). Doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela mesma instituição. Atualmente, é coordenadora do GP de Comunicação, Mídias e Liberdade de Expressão, da Intercom, líder do Grupo de Pesquisa Representações, Mediações e Humor na Cultura Audiovisual (UAM/CNPq) e integrante do MidiAto – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas (USP). E-mail: naralyacabral@yahoo.com.br.

DOI:

https://doi.org/10.18764/2176-5111v16n27.2021.15

Palavras-chave:

Feminicídio, Folha de S. Paulo, gênero, discursos circulantes.

Resumo

A pesquisa buscou mapear a presença de matérias de capa sobre feminicídio publicadas entre 2015 e 2019 na Folha de S. Paulo. Apesar dos altos índices desse crime no período, levantamentos junto ao acervo digitalizado do jornal apontam a concessão de baixa visibilidade a casos e à temática do feminicídio em sua primeira página: apenas sete textos foram localizados ao longo dos cinco anos pesquisados (três notícias, uma nota, dois artigos de opinião e um editorial). A discussão dos achados chama a atenção para silêncios constitutivos do discurso do jornal, bem como para a conexão dos enunciados jornalísticos em relação a discursos em circulação no espaço público.

 

The feminicide on the cover of Folha de S. Paulo: considerations about the coverage by the São Paulo newspaper between 2015 and 2019

Abstract

Given the high rates of feminicide in Brazil and considering the relevance of journalism as an instrument to raise society’s awareness of gender violence, this research intended to map the presence of stories about the focused crime in the cover of Folha de S. Paulo newspaper between 2015 and 2019. The trackings showed a low visibility conferred by the vehicle to feminicide cases and theme on its front page. Thus, the study conclusions draw attention to constitutive silences of the newspaper discourse, as well as they point out connections between the journalistic enunciates and circulating discourses in the public space.

Keywords: Feminicide; Folha de S. Paulo; gender; circulating discourses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Maria Santos de Lima, Mestranda em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Possui graduação em Comunicação social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi (2020), onde realizou pesquisa de Iniciação Científica. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Representações, Mediações e Humor na Cultura Audiovisual (UAM).

Mestranda em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Possui graduação em Comunicação social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi (2020), onde realizou pesquisa de Iniciação Científica. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Representações, Mediações e Humor na Cultura Audiovisual (UAM).

Nara Lya Cabral Scabin, Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi/SP. Pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo (ESPM). Doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela mesma instituição. Atualmente, é coordenadora do GP de Comunicação, Mídias e Liberdade de Expressão, da Intercom, líder do Grupo de Pesquisa Representações, Mediações e Humor na Cultura Audiovisual (UAM/CNPq) e integrante do MidiAto – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas (USP). E-mail: naralyacabral@yahoo.com.br.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi/SP. Pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo (ESPM). Doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela mesma instituição. Atualmente, é coordenadora do GP de Comunicação, Mídias e Liberdade de Expressão, da Intercom, líder do Grupo de Pesquisa Representações, Mediações e Humor na Cultura Audiovisual (UAM/CNPq) e integrante do MidiAto – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas (USP). E-mail: naralyacabral@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

2021-06-25

Como Citar

LIMA, Bárbara Maria Santos de; SCABIN, Nara Lya Cabral.
O feminicídio na capa da Folha de S. Paulo: considerações sobre a cobertura do jornal paulistano entre 2015 e 2019
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 16, n. 27, p. 46–63, 25 Jun 2021Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 28 abr 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa