Reflexões sobre branded content: uma análise netnográfica do público de Tour das Tours

Autores

  • Carlos Henrique Trancoso Universidade Federal Fluminense
  • Fernanda Ferreira de Abreu Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.18764/2176-5111v16n27.2021.12

Palavras-chave:

Branded content, netnografia, literacia publicitária.

Resumo

O presente artigo busca compreender a reação de um público à ação de branded content, uma estratégia de comunicação de marca que pressupõe a associação do entretenimento à publicidade. Para tanto, foi realizada uma netnografia no maior grupo LGBT do Facebook na América Latina, o LDRV, alvo da ação de branded content Tour das Tours, criada pela marca Skol. Encontraram-se três percepções frequentes em relação à produção, o que permitiu dividir os membros do grupo em: “desconfiados”, “promotores” e “detratores”, sendo que, de modo geral, pouco se aludiu ao aspecto mercadológico da campanha, o que será analisado à luz do conceito de literacia publicitária.

Reflections on branded content: a netnography of Tour das Tours’ target

Abstract

This article intends to comprehend the reaction of the target of a branded content campaign, a brand communication strategy that presupposes the merge of entertainment and advertising. Therefore, a netnography was carried out on the largest LGBT group on the Facebook in the Latin American, LDRV, the target of the branded content campaign Tour das Tours, conceived by the beer brand Skol. Three recurring perceptions regarding the webseries were found, which allowed share the group’s members between: “wary”, “promoters” and “detractors”, being that, in general, they barely noticed the campaign’s marketing aspect, which will be analyzed in the light of the advertisement literacy concept.

Keywords: branded content; netnography; advertising literacy.

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Biografia do Autor

Carlos Henrique Trancoso, Universidade Federal Fluminense

Estudante de graduação do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Universidade Federal Fluminense (UFF). Bolsista de iniciação científica do CNPq.

Fernanda Ferreira de Abreu, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Antropologia Social (UFRJ). Mestre em Ciência da Arte (UFF). Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda (UFF). E-mail:fabreu@id.uff.br

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Publicado

2021-06-25

Como Citar

TRANCOSO, Carlos Henrique; ABREU, Fernanda Ferreira de.
Reflexões sobre branded content: uma análise netnográfica do público de Tour das Tours
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 16, n. 27, p. 242–262, 25 Jun 2021Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos