INDÍCIOS DE VISIBILIDADE VULNERÁVEL E DE INTERAÇÃO FRÁGIL: um estudo exploratório sobre a página da Prefeitura de São Luís no Facebook

Autores

  • Tamires Cristina Pestana Cadete Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Luciana Saraiva de Oliveira Jerônimo Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Palavras-chave:

Comunicação Governamental. Facebook. Visibilidade Governamental. Interação Mediada.

Resumo

Esta pesquisa empírica, de caráter exploratório, procura revelar os indícios de visibilidade vulnerável e de uma frágil interação quando se observa a página de uma entidade estatal (Prefeitura) no Facebook. Por meio da análise dos dados quantitativos extraídos com o aplicativo Netvizz, percebe-se que: 1) a visibilidade presente na página é voltada preferencialmente para as ações que a prefeitura realiza na cidade e informações que visam apenas a promoção de uma imagem que os próprios cidadãos questionam; e 2) a interação da Prefeitura com o cidadão ludovicense é frágil, já que não aproveita toda a potencialidade da página enquanto ferramenta para construção de pontes com o cidadão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tamires Cristina Pestana Cadete, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Bacharel em Comunicação Social - Relações Públicas

Luciana Saraiva de Oliveira Jerônimo, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professora Associada II do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão, Mestre em Comunicação pela Universidade Metodista - UMESP e Doutora em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUCRS. Vice-Líder do grupo de pesquisa de Comunição Midiática e Institucional (CNPq/UFMA).

Downloads

Publicado

2019-12-27

Como Citar

CADETE, Tamires Cristina Pestana; JERÔNIMO, Luciana Saraiva de Oliveira.
INDÍCIOS DE VISIBILIDADE VULNERÁVEL E DE INTERAÇÃO FRÁGIL: um estudo exploratório sobre a página da Prefeitura de São Luís no Facebook
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 14, n. 24, p. 268–283, 27 Dez 2019Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos