OS INDÍGENAS NA TELENOVELA VELHO CHICO

Autores

  • Daniela JAKUBASZKO Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
  • Mariana MORO Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Palavras-chave:

Perspectiva Dialógica. Telenovela Brasileira. Memória Coletiva. Temas de Interesse Público. Povos Indígenas.

Resumo

A telenovela enquanto documento de época e lugar de memória coletiva reflete e refrata imagens do presente histórico por meio da construção ficcional de espaços sociais, grupos, famílias e pessoas. Sob a perspectiva teórico-metodológica de orientação dialógica para o estudo da teledramaturgia (BAKHTIN; MOTTER; JAKUBASZKO) em articulação com estudos de antropologia indígena (ARRUDA; JUNQUEIRA; PACHECO DE OLIVEIRA), realizou-se um levantamento de telenovelas, personagens indígenas e contextos históricos, e algumas estão em análise. Este artigo apresenta a análise da amostra de cenas de Velho Chico (Benedito Ruy Barbosa, Rede Globo, 2016).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela JAKUBASZKO, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Doutora em Ciências da Comunicação pela Eca-Usp, docente da Escola da Insústria Criativa da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Membro do grupo de pesquisas GELiDis da Eca-Usp e do Grupo de Pesquisa Memórias do ABC do Laboratório Hipermídias de Comunicações Culturais (USCS). Autora do livro ‘A representação de temas de interesse público na telenovela brasileira. Uma perspectiva dialógica para o estudo da ficção audiovisual’.

Mariana MORO, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Graduada em Jornalismo pela Escola da Indústria Criativa da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), desenvolveu pesquisa de I.C. sobre o indígena na telenovela Velho Chico.

Downloads

Publicado

2019-12-27

Como Citar

JAKUBASZKO, Daniela; MORO, Mariana.
OS INDÍGENAS NA TELENOVELA VELHO CHICO
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 14, n. 24, p. 18–33, 27 Dez 2019Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos